Gilmar decidirá ações contra Braga Netto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/VEJA

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator de três ações encaminhadas à Corte por parlamentares contra o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. Protocolados pelos deputados petistas Natália Bonavides (RN), Bohn Gass (RS) e Paulo Teixeira (SP) e o deputado tucano Alexandre Frota (SP), os pedidos têm como base a suposta ameaça de Braga Netto de que não haverá eleições em 2022 caso o voto impresso não seja aprovado pelo Congresso, noticiada pelo jornal O Estado de S. Paulo na quinta, 22. As ações foram destinadas a Gilmar porque ele já havia sido sorteado como relator de outra petição com o mesmo tema.

O “voto impresso e auditável” se tornou um mantra de parlamentares, políticos e militantes bolsonaristas diante de constantes declarações do presidente que colocam em dúvida a lisura do pleito de 2022 sem essa condição. Uma comissão especial na Câmara analisa uma Proposta de Emenda Constitucional para instituir o voto impresso, mas atualmente a ideia não tem maioria para ser aprovada.

As teorias conspiratórias de Bolsonaro e seus aliados se intensificaram sobretudo depois da divulgação de pesquisas eleitorais que mostram o capitão atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na corrida eleitoral do próximo ano.

Na notícia de fato protocolada nesta quinta, a Natália Bonavides pede que a Procuradoria-Geral da República (PGR) seja intimada a abrir um inquérito para investigar possíveis crimes de responsabilidade a partir das supostas ameaças do general, que segundo o jornal foram feitas por meio de um interlocutor ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no início do mês. Segundo a deputada, os delitos atribuídos a Braga Netto justificam seu afastamento do cargo.

A notícia-crime apresentada por Gass e Teixeira quer a instauração de um procedimento investigatório criminal para apurar supostos crimes previstos em três artigos da Lei de Segurança Nacional, além do delito de incitação ao crime e de delitos eleitorais. Para os parlamentares, condutas como a do general, reportada pelo jornal, “caracterizam crime contra as instituições democráticas e contra a Constituição, não tendo qualquer amparo na liberdade de expressão albergada pela Carta da República”.

Já o pedido de Frota solicita a “abertura imediata de ação penal” contra o ministro da Defesa por crime de responsabilidade. A defesa do tucano, ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro, afirma na ação que a suposta ameaça de Braga Netto “é enterrar a democracia brasileira que de acordo com as declarações acima foi ameaçada no mais básico de seus direitos, o direito ao voto”.

Gilmar, que será o responsável pelas petições dos parlamentares após o fim do recesso do Judiciário, declarou ontem que “na nossa democracia, não há espaço para coações autoritárias armadas”. “Os representantes das Forças Armadas devem respeitar os meios institucionais do debate sobre a urna eletrônica. Política é feita com argumentos, contraposição de ideias e, sobretudo, respeito à Constituição. Na nossa democracia, não há espaço para coações autoritárias armadas”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf