Governo conservador equatoriano revoga cidadania de Assange

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Justiça do Equador revogou nesta quarta-feira (28) a cidadania concedida ao ativista Julian Assange, fundador do site Wikileaks. Ele teve sua naturalização anulada depois que as autoridades equatorianas afirmaram que seu pedido continha inconsistências, assinaturas diferentes, possível alteração de documentos e taxas não pagas.

Responsável pela defesa de Assange, o advogado Carlos Poveda afirmou à agência de notícias Associated Press que a decisão não seguiu o devido processo legal. E que Assange não recebeu autorização para participar da audiência. “Na data em que foi citado, ele estava privado de liberdade e com uma crise de saúde dentro do centro em que está detido”, afirmou o advogado, acrescentando que irá recorrer.

Assange fugiu para a embaixada do Equador em Londres em 2012 para evitar a extradição. Ele recebeu asilo e obteve a cidadania do país. O jornalista acabou passando sete anos na representação diplomática do Equador na capital inglesa. Há dois anos, porém, foi retirado do local e está detido numa prisão de segurança máxima de Londres.

Assange é acusado de conspiração contra os Estados Unidos. Juntamente com a ex-analista de inteligência militar Chelsea Manning, o ativista publicou uma série de informações secretas em 2010. Os documentos mostraram abusos e crimes contra os direitos humanos cometidos por forças americanas durante a ocupação do Afeganistão. Caso seja condenado, Assange pode ser sentenciado a até 175 anos de cadeia.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf