Governo e oposição se unem no Senado contra ameaça de militares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ailton de Freitas/Valor

Um dos principais líderes do Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) aproveitou a abertura da CPI da Covid, nesta quinta-feira, para fazer uma fala contra “a intimidação de senadores”. O parlamentar evitou fazer qualquer menção direta ao comunicado divulgado pelos três comandantes militares das Forças Armadas no dia anterior, contra o presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), mas enfatizou que os parlamentares de oposição e situação devem estar juntos nesse campo.

“Não podemos ser intimidados por nenhuma notícia falsa ou baixaria. Espero que estejamos juntos, nesse campo, todos nós. Todos cumprimos nossos deveres conforme nossas convicções, com base na Constituição. Aqueles que acham que podem nos intimidar com calúnia estão perdendo tempo. Não vamos permitir o debate da baixaria. Devo afirmar aqui, doa a quem doer, que iremos atrás do bem mais precioso, principalmente numa CPI, a busca da verdade”, afirmou Nogueira, que é da base do governo Jair Bolsonaro.

Na quarta-feira, Aziz disse que há membros “do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo”. A afirmação ocorreu durante o depoimento do ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Dias. Ao fim da sessão, Aziz deu voz de prisão a Dias, alegando que ele estava mentindo para a CPI.

“Você foi sargento da Aeronáutica? Conhece o coronel Guerra? Olha, eu vou dizer uma coisa, as Forças Armadas… os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo, fazia muitos anos”, disse Aziz.

Na nota das Forças Armadas, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e os comandantes repudiaram “veemente as declarações do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito”, que de acordo com eles está “desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção”. “Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável”, afirmou o comunicado. “As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”.

Além de Braga Netto, assinam a nota o almirante Almir Garnier Santos, comandante da Marinha, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército, e o brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da Aeronáutica.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf