Grupo de extração nazifascista se filia ao PTB

Todos os posts, Últimas notícias

O PTB, presidido pelo bolsonarista Roberto Jefferson, abriu as portas para que integralistas disputem as próximas eleições.

O integralismo é um movimento de extrema-direita de inspiração fascista criado por Plínio Salgado em 1932, dois anos após encontro com Benito Mussolini na Itália, e é caracterizado por um nacionalismo autoritário, pela defesa de valores religiosos e tradicionais e pela rejeição da democracia liberal.

Em junho, líderes da Frente Integralista Brasileira se filiaram ao partido e fizeram reunião na sede paulista do PTB com Jefferson na qual manifestaram pretensões eleitorais para 2022 e 2024. Ironicamente, o PTB tem ligação histórica com Getúlio Vargas, tido como inimigo dos integralistas por tê-los reprimido depois do levante de 1938.

Segundo relato na página da Frente Integralista Brasileira, Jefferson disse na reunião que teve integralistas em sua família em Petrópolis, cidade na qual o movimento teve peso na década de 1930 e que recebeu congresso integralista em 1936.

“Com estes atos [de filiação], consolida-se o PTB como importante opção para membros do movimento que queiram disputar as eleições de 2022 e de 2024, tendo diversas lideranças do movimento em todo o Brasil manifestado interesse em seguir este caminho”, diz o texto na página da FIB.

Moisés José Lima, presidente nacional da FIB, e Lucas Carvalho, secretário geral, agora fazem parte do PTB.

Folha de  SP