Juiz que ajudou a implantar urnas eletrônicas garante segurança

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Folha

O juiz João Ricardo Costa, ex-presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), participou da implementação do voto eletrônico. Em sua página no Facebook, ele diz que as urnas eletrônicas foram submetidas a testes até com especialistas em invasão de computadores.

“Não conseguiram violar o sistema sem percepção imediata”, afirma.

Segundo o magistrado, que atua na Justiça Eleitoral desde 1990, “parece que isso incomoda uma delinquência que tomou conta da política”.

Eis o seu comentário:

Gostaria de esclarecer. O nosso sistema eleitoral é exemplo para o mundo.

O sistema de urnas eletrônico acabou com o voto impresso e, com ele, o cabresto.

Atuo na Justiça Eleitoral desde 1990 e participei da implementação do voto eletrônico. As urnas são auditadas em vários momentos e quantas vezes for requerido por partidos ou candidatos.

Nunca tivemos fraude em eleições depois da sua implementação.

Todas denúncias são apuradas, inclusive essa do Presidente. Ocorre que as denúncias dele são feitas pela mídia, com o intuito de difamar as instituições que funcionam.

Já colocamos a todo tipo de prova as urnas eletrônicas. Já abrimos até para especialistas em haquear computadores.

Abertura ampla e não conseguiram violar o sistema sem percepção imediata.

Então até aqui podemos dizer que é impossível fraudar uma eleição no Brasil, embora muita coisa se fraude neste país, desde merenda escolar até compra de medicamentos e imunizantes, mesmo que a população agonize nas UTIs.

Mas alguma coisa funciona e parece que isso incomoda uma delinquência que tomou conta da política.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf