Jungmann diz que Forças Armadas estão “sob ataque”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-ministro da Defesa Raul Jungmann disse em entrevista a este colunista transmitida ao vivo pelo UOL, nesta quarta-feira, 7, que as Forças Armadas brasileiras “estão sob ataque do seu comandante supremo”, o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo Jungmann o ataque se tornou explícito desde a exoneração “sem explicação razoável” dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em março.

Os comandantes militares são subordinados ao ministro da Defesa. No caso, o sucessor de Jungmann no cargo, Fernando Azevedo, cuja demissão provocou o afastamento dos chefes das três forças.

Para Jungmann Bolsonaro provocou as demissões porque os militares não aceitaram endossar se envolver na política e endossar as hostilidades do presidente contra o Legislativo e o Judiciário.

Jungmann diz que os militares não aceitarão participar de “aventuras fora da Constituição”. Mas, ainda com trânsito entre seus antigos subordinados, o ex-ministro diz que é “evidente o constrangimento” diante do envolvimento de oficiais nas denúncias que cercam o Ministério da Saúde.

Para ele, foi um erro não ter havido punição à participação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em palanque, num ato político do presidente da República no Rio de Janeiro.

Jungmann disse ter sido informado de que o Alto Comando do Exército era a favor da punição do ex-ministro, mas o comandante do Exército optou pela não punição para evitar uma crise com o presidente da República.

Ele se manifestou contra o decreto 10.727 recentemente assinado pelo presidente e que liberou a participação de militares da ativa em cargos de natureza civil do governo federal.

Segundo o ex-ministro “já passa da hora” de o Congresso “assumir suas responsabilidades” e regulamentar a limitação à participação de militares da ativa em cargos no governo.

Jungmann diz temer pelo quadro política em 2022, caso Bolsonaro não se reeleja e afirme que a eleição foi fraudada. Ele lembrou da rebelião de policiais militares no Ceará, no ano passado, e da reação desproporcional da PM a uma manifestação no Recife neste ano.

O ex-ministro citou as manifestações deste final de semana, com atos de vandalismo e enfrentamento entre policiais e civis. Disse que a tendência é que as manifestações aumentem à medida que a pandemia comece a ser controlada e que teme as consequências desse quadro, diante ads atitudes do presidente da República.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf