Justiça impõe sucessivas derrotas à Universal por litigância de má-fé

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Guimarães

Alvo de um turbilhão de processos movidos por pastores da Igreja Universal no último ano, o escritor João Paulo Cuenca tem comemorado, junto a seus advogados, a vitória em 51 das 143 ações a que responde por uma publicação feita no Twitter com base num texto do padre francês Jean Meslier, escrito no século 18.

Em 13 dessas causas ganhas, o Judiciário decidiu a favor de Cuenca. Em boa parte das outras 38, todas arquivadas, os líderes religiosos abandonaram a tramitação e deixaram de entregar documentos pedidos por juízes, entre outras obrigatoriedades. A defesa do autor é feita por Lucas Mourão e Fernando Hideo, financiados pela ONG Media Defence, que garante assistência jurídica em casos como esse.

Enquanto isso, o MPF apura, desde maio, se a Universal agiu para violar o direito à liberdade de expressão de Cuenca. A ofensiva de integrantes da instituição ocorreu após ele ter escrito que “o brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf