Justiça mantém preso taxista que transportou traficante sem saber

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, no início da tarde desse domingo (25/7), habeas corpus (HC) impetrado pela defesa do motorista de aplicativo José Adriano de Sousa Lima, de 45 anos (foto em destaque).

O motorista está preso injustamente, segundo a família, em uma penitenciária de Juiz de Fora, em Minas Gerais, após policiais encontrarem drogas em malas de uma passageira durante uma corrida, no dia 16 de junho.

A advogada Carla Bejani pediu ao STJ que seja determinado, liminarmente, que o motorista aguarde o julgamento em liberdade.

“Não há como apontar o paciente como provável proprietário das drogas encontradas na mochila da passageira. No máximo, se extrai um juízo de possibilidade da autoria, o qual não é aceitável para fundamentar uma prisão preventiva”, assinalou Bejani, na petição.

A advogada também anexou reportagens publicadas pelo Metrópoles e por outros veículos da imprensa que mostram que a defesa da passageira já inocentou o motorista.

“Já estamos pensando em um agravo regimental”, antecipou Bejani, em conversa com o Metrópoles na manhã desta segunda-feira (26/7), após o STJ indeferir liminar do HC. “É muito cansativa essa luta, é desgastante”, complementou a contadora Lorena Zampolli, filha de José Adriano, em uma rede social.

O motorista já teve a liberdade negada, além do STJ, na audiência de custódia, no dia 19 de junho; na 2ª Vara Criminal da Comarca de Juiz de Fora e na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

José Adriano aceitou, via aplicativo de transporte, realizar a corrida em 16 de junho, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, até a cidade de São Tiago, no interior de Minas Gerais, a 196 quilômetros ao sudoeste da capital mineira, Belo Horizonte.

Ao chegarem a Juiz de Fora (MG), no entanto, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizaram o carro e encontraram cerca de 4 kg de cocaína e maconha em duas mochilas que estavam com a passageira, identificada como Tairiny Cristini Duarte Custódio, de 26 anos.

O Metrópoles teve acesso à íntegra do auto de prisão em flagrante delito. Foram achadas 267 buchas de maconha, 329 pinos de cocaína e 202 frascos dessa mesma droga.

A “dupla” foi presa e levada para a delegacia. “Foi feita uma audiência de custódia e a juíza plantonista manteve a prisão”, contou, ao Metrópoles, a advogada criminalista Carla Bejani, que defende o motorista de aplicativo.

“Depois disso, entramos com um pedido de revogação dessa prisão, mas o juiz Edir Guerson de Medeiros teve a mesma posição da juíza plantonista. Mediante isso, entramos na semana passada com um habeas corpus, que também teve a liminar negada”, completou Bejani.

O juiz salientou que a liberdade aos presos em flagrante por delitos desta natureza “coloca em risco a própria objetividade jurídica que o legislador quis tutelar na norma de proibição, gerando não apenas a intranquilidade pública, mas também o sentimento de impunidade”.

Ao Metrópoles, o advogado Ulisses Sanches da Gama, que defende Tairiny Cristini, disse que a cliente já inocentou o motorista de aplicativo durante audiência de custódia.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf