Justiça proíbe presidente da Fundação Palmares de doar livros “comunistas”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob

Proibido há um mês pela Justiça Federal do Rio de doar livros do acervo da Fundação Palmares, o presidente da instituição, Sergio Camargo, voltou atrás e desistiu, ao menos por enquanto, de se ver livre de 300 obras que classificava como “marxistas, bandidólatras, de perversão sexual e de bizzarias”.

Foi o que a Procuradoria-Geral Federal da 2ª Região, que representa Camargo e a instituição, informou ao juiz Erik Navarro Wolkart, da 2ª Vara Federal de São Gonçalo. O magistrado havia cobrado informações sobre o caso, em junho, e fixado multa de R$ 500 por cada item do qual o bolsonarista viesse a se desfazer.

Entre os títulos que se pretendia doar, estavam um raro exemplar de “Almas mortas”, do escritor russo Nikolai Gógol; “Dicionário do folclore brasileiro”, de Luís da Câmara Cascudo e escritos de Caio Prado Jr., Celso Furtado, Eric Hobsbawm, Karl Marx e Max Weber.

Inicialmente, Camargo havia vociferado nas redes sociais que apresentaria um recurso para tentar reverter a decisão e realizar a doação. Depois, passou a dizer que manteria a parcela do acervo trancada e exilada no que chamou de “Ala da Vergonha” ou do “Aparelhamento”. Diante do Judiciário, no entanto, não houve registro de pretensões neste sentido.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf