Lava Jato vai ao banco dos réus em corregedoria do MPF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução | MPF

Um processo administrativo instaurado em junho pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para apurar a conduta de 12 membros da extinta força-tarefa da Operação Lava-Jato no Rio deve ser julgada no início de agosto.

Aberto a pedido dos ex-senadores Romero Jucá, Edson Lobão (junto ao filho, Márcio) pode fazer com que 11 desses procuradores sejam punidos com demissão ou suspensão de 30 dias por terem, na concepção do corregedor nacional do MP, Rinaldo Reis Lima, violado o sigilo de duas denúncias envolvendo esses políticos.

Em março, o MPF do Rio ajuizou duas denúncias contra Jucá e os Lobão, pai e filho, por supostos crimes na construção da Usina Angra 3. O conteúdo delas ficou disponível no site do órgão e circulou pela imprensa, mas o sigilo dos casos só foi afastado judicialmente nove dias depois.

Com isso, os alvos buscaram o CNMP, afirmando terem sido vítimas dos “reiterados vazamentos de informações sigilosas, de forma midiática, ocorridos no âmbito da força-tarefa”.

Os procuradores negam que isso tenham ocorrido, dizem que não havia solicitação de sigilo por parte do MPF e defendem que a divulgação de seus atos é regra constitucional, afastada apenas quando há motivo para tal, o que não seria o caso.

O sistema de distribuição processual da Justiça Federal, conforme informa a extinta força-tarefa, conferiu um grau automático de sigilo, mantido pela juíza responsável pelo aceite da denúncia até que fosse efetivado um bloqueio de bens.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf