Luis Miranda diz que CGU se desmoralizou com auditoria da Covaxin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) disse nesta quinta-feira (29) que o resultado da auditoria aberta pela Controladoria Geral da União (CGU) para apurar irregularidades no contrato de compra da vacina indiana Covaxin “mancha radicalmente a imagem da CGU”. O levantamento apresentado pelo ministro Wagner Rosário não detectou irregularidades no preço, nem nos prazos do acordo. Ainda assim, o chefe da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o contrato será cancelado.

Em entrevista ao Derrete Cast, podcast do MBL, o deputado respondeu questionamento da repórter Ana Krüger, do Congresso em Foco, sobre a conclusão da Controladoria. “Vale lembrar que estamos falando de um aliado do Bolsonaro. É mais uma tentativa de desconstruir a testemunha ao invés de tentar investigar o caso. Sinto muito, mancha radicalmente a imagem da CGU. É um tapa na cara da sociedade. Você tem a indústria dizendo que a Precisa, que é a empresa que levamos ao presidente, falsificou documentos e isso é gravíssimo”, disse.

O deputado respondeu ainda ao comentário feito pelo ministro nesta quinta-feira (29) de que não parabenizaria seu irmão, Luis Ricardo, servidor do Ministério da Saúde, e que os caminhos usados por eles para denunciar as suspeitas estavam errados. “O canal de denúncias não é procurar irmão, presidente, é o ‘Fala Brasil’, o canal interno”, disse o chefe da CGU.

“Meu irmão usou o canal certo de denúncia. Você cidadão que votou em um deputado federal e um senador, ele tem obrigação de fiscalizar o Executivo. Porque ele tem prerrogativas legais, com requerimento de informação ele pega o processo inteiro e consegue analisar, ele tem verba de gabinete onde tem vários funcionários que estão lá para isso, para proteger o erário, a população. Erra o ministro quando fala que um servidor público não pode procurar um deputado para fazer uma denúncia sabendo que o parlamentar tem a obrigação de fazer”, rebateu o deputado.

As denúncias de irregularidades nas negociações da Covaxin são apuradas pela CPI da Covid e partiram dos irmãos Miranda. A auditoria da CGU confirmou que houve adulteração em ao menos dois documentos apresentados ao Ministério da Saúde pela Precisa. A inidoneidade foi confirmada pela Bharat Biotech ao anunciar a rescisão da parceria com a brasileira. Agora, afirmou Wagner Rosário, as investigações buscam identificar os responsáveis pela adulteração.

Congresso em Foco

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf