Lula e Bolsonaro lideram política nas redes sociais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem a maior presença digital entre os nomes que vêm se colocando como pré-candidatos à presidência da República em 2022, segundo levantamento da plataforma “MonitoraBR”. Com 40 milhões de seguidores, Bolsonaro tem popularidade digital 4 vezes maior que a de Lula (PT), segundo colocado no ranking com 10 milhões de seguidores. O dado representa a soma dos seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

O presidente perde somente para Luciano Huck, com 52 milhões, que já anunciou sua desistência do pleito. Foram analisados ainda os dados das redes sociais de Alexandre Kalil (PSD), Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Romeu Zema (Novo) e Sergio Moro (sem partido), entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021.

Seguindo Bolsonaro e Lula, os principais nomes colocados no páreo para 2022 formam o ranking de número de seguidores: Dória (5,2 milhões), Ciro Gomes (3,5 milhões) e Eduardo Leite (840 mil).

O candidato que mais intensificou sua atuação nas redes no primeiro semestre deste foi Ciro Gomes, com um total de 2.100 publicações no período. Ele é seguido por Doria (1.900) e Bolsonaro (1.600).

A rede mais utilizada pelos políticos foi o Facebook. Nesta rede, entre os principais candidatos, o maior engajamento médio foi de Bolsonaro, seguido por Leite e Lula. A publicação com maior impacto feita pelo presidente foi feita no dia de seu aniversário, em 21 de março, com uma foto ao lado da filha Laura e citando o provérbio bíblico “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”.

Já a publicação de Lula com maior alcance foi no dia 8 de março, quando o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a anulação das condenações tomadas pelo juiz Sergio moro nas ações penais contra o ex-presidente.

“A decisão, portanto, está em sintonia com tudo o que sustentamos há mais de 5 anos na condução dos processos. Mas ela não tem o condão de reparar os danos irremediáveis causados pelo ex-juiz”, publicou o petista.

O governador de São Paulo João Doria teve grande repercussão nas redes no período analisado pelo levantamento quando publicou sobre o calendário de vacinação no estado. “Vai preparando o braço”, brincou Doria em postagem anunciando a antecipação da agenda de vacinação.

 

Uma das postagens com maior interação de Ciro Gomes também foi relacionada à vacina. “Cheguei agora para vacinar no Posto de Saúde Guiomar Arruda, no Pirambu, em Fortaleza. Aguardando na fila”, publicou o pedetista no dia de sua imunização.

 

Já Eduardo Leite teve grande repercussão quando publicou um mensagem em homenagem ao ator Paulo Gustavo, que faleceu em decorrência da Covid-19. “Em memória a Paulo Gustavo e a todos que se foram nessa guerra. Que Deus abençoe e conforte sua família e seus amigos”, escreveu Leite.

 

O Globo  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf