Lula pede à Itália vacinas para países pobres

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo ao primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, para garantir o acesso de países pobres a vacinas contra o novo coronavírus.

Em entrevista à emissora italiana de notícias Sky TG24, o petista disse que as nações ricas devem assegurar que “todos os países, independentemente de sua condição econômica, possam receber vacinas, porque todos os habitantes do planeta têm direito de ser tratados com dignidade”.

“Já mandei uma mensagem a Biden, Macron, Angela Merkel e à China. Eles devem estender a mão a quem não tem possibilidade”, afirmou Lula, que lidera todas as pesquisas para as eleições de 2022.

Segundo o ex-presidente, países como Cuba, Venezuela e Irã são “vítimas de um bloqueio e não recebem vacinas por causa do embargo”, enquanto muitos outros simplesmente “não têm dinheiro”.

“Existe sempre um modo de marginalizar uma parte da humanidade. Então, se pudesse enviar uma mensagem a Draghi, diria que é importante que no G20 de outubro seja tomada a decisão de compensar as deficiências de vacinas nos países mais pobres. O apelo que eu gostaria de fazer é este: a vacina não deve ir apenas para quem pode comprar, mas sim para todos os seres humanos”, acrescentou.

A Itália preside o G20 em 2021 e vai receber os líderes do grupo nos dias 30 e 31 de outubro, em Roma, quando a vacinação anti-Covid deve ser um dos principais temas em pauta.

Apesar das promessas de doação de imunizantes e de aumentar a capacidade de produção em países pobres, pouco foi feito até agora.

Segundo o portal Our World in Data, 27% da população mundial já recebeu ao menos uma dose de vacinas contra a Covid, mas esse índice cai para 1,1% quando se considera apenas as nações de baixa renda.

Até o momento, já foram aplicadas cerca de 3,8 bilhões de doses em todo o mundo, porém somente 62,33 milhões na África (1,64% do total), que reúne cerca de 15% da população global.

G1

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf