Ministério do Trabalho recomeçou quando CPI esquentou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Não foi, assim, de supetão a tomada de decisão sobre a recriação do Ministério do Trabalho. Documentos internos do Ministério da Economia já mostravam que o governo estava se organizando para a transformação da Secretaria de Previdência e Trabalho, tocada por Bruno Bianco, em uma pasta separada. Tratam-se de documentos genéricos, com a estrutura para a criação de novos ministérios e textos do início do governo, para serem usados como base. Mas os nomes dos arquivos chamam a atenção.

Pelo menos quatro documentos têm seus nomes terminados em “transforma_Ministério_do_Trabalho”. Os textos, por sua vez, são leis sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro de junho de 2019, primeiro ano de governo, que dão base à criação de ministérios e suas atribuições. Os documentos datam dos dias 7 e 8 de julho de 2021, datas que se seguiram aos protestos mais contundentes nas ruas contra Bolsonaro e período em que a CPI esquentou depois das denúncias de que o governo teria pedido propina para a compra de vacinas. Naquele época, o senador Ciro Nogueira também andava calado na CPI, sem fazer grandes defesas do governo.

O vazamento da intenção de se recriar a pasta do Trabalho aconteceu duas semanas depois dos documentos entrarem no sistema. Como se sabe, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni deve assumir o novo ministério e deixar seu atual cargo para o general Luiz Eduardo Ramos, que por sua vez vai de ser chefe na Casa Civil para dar lugar a Ciro Nogueira, líder do Centrão.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf