Ministros do STF recusam férias para ficar de olho em Fux

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fellipe Sampaio/STF

Quem abdica de férias? Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) têm recesso nos meses de julho e de janeiro, com mais uns dias no fim de dezembro. Mas, nos últimos anos, uma tradição peculiar tem sido construída: alguns ministros se recusam a tirar férias e ficam de plantão para decidir nos processos de suas relatorias e em casos novos que chegam à Corte.

Em julho, ao menos três ministros decidiram que não vão descansar: Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello – que se aposenta no dia 12. Gilmar Mendes deve tomar a decisão nesta quinta-feira (1º). Por trás desse movimento aparentemente cívico está um interesse em comum: tomar decisões sobre a CPI da Covid.

Neste mês, a CPI deve continuar funcionando, sem acompanhar o tradicional recesso de julho do Congresso Nacional. Portanto, os pedidos referentes à comissão continuarão chegando ao STF. Entre eles, habeas corpus de investigados e testemunhas para deixar de prestar depoimento.

Quando um pedido desse tipo chega ao Supremo, é sorteado para a relatoria de um dos dez ministros – o presidente, Luiz Fux, não participa do procedimento. Durante o recesso, se o pedido for urgente, cabe ao presidente decidir se concede ou não a liminar.

Com mais ministros trabalhando, o cenário muda. Se por acaso um dos plantonistas for sorteado relator do processo, caberá a ele tomar a decisão, e não a Fux. Portanto, quanto mais ministros trabalhando no recesso, mais diluídos ficam os poderes do presidente da Corte. Antes de entrar em voga o hábito de ministros trabalharem nas férias, o presidente do tribunal era senhor absoluto das decisões a serem tomadas durante o período.

Fux, no entanto, tem dito a interlocutores que não se importa em perder a majestade no plantão. Ele mesmo mandou perguntar a cada um dos colegas quem teria interesse em trabalhar durante o recesso. Como a prática tem sido comum ultimamente, já não é surpresa quando um ministro abdica das férias.

O caso de Marco Aurélio é diferente. Como está prestes a se aposentar, ele está de fora do sorteio para a relatoria de novos processos. Portanto, não será chamado a decidir pendengas sobre a CPI. Poderá apenas tomar decisões em processos que já aguardam julgamento em seu gabinete. “Trabalharei até a undécima hora”, disse o ministro à coluna.

Alexandre de Moraes também tem uma situação particular. Ele é relator dos dois inquéritos mais polêmicos do STF: o que investiga disseminação de ataques e fake news sobre ministros da Corte e o que apura o financiamento de atos antidemocráticos. No recesso passado, ele ficou de plantão para não deixar as investigações sem comando. Agora, fará o mesmo.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf