MPF quer processar Bolsonaro por abuso de autoridade

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Cinco subprocuradores-gerais da República requereram ao procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, a instauração de procedimento preparatório para apurar evidências de abuso de poder pelo presidente Jair Bolsonaro, ao questionar sem provas a votação por urna eletrônica e atentar contra a normalidade da eleição presidencial de 2022.

Assinam o documento José Adonis Callou de Araújo Sá, Mario Bonsaglia, Luiza Cristina Frischeisen, Nicolao Dino e José Elaeres Teixeira, membros do Conselho Superior do MPF.

O objetivo é municiar de forma preventiva o Ministério Público Eleitoral para eventual arguição de inelegibilidade e cassação do registro de candidatura de Bolsonaro, como previsto no artigo 22, inciso XIV da Lei das Ilegibilidades.

Segundo os autores, as declarações do Presidente “parecem ultrapassar os limites do mero [e intangível] exercício do direito constitucional à liberdade de expressão”.

Daí a necessidade de pronta atuação do PGR, na condição de procurador-geral eleitoral, “ante seu papel constitucional de defesa do regime democrático e do livre exercício do direito de sufrágio”.

Entendem os subprocuradores-gerais que “o fenômeno do abuso de poder é multifacetado, podendo materializar-se mediante a inversão, a subversão ou, até mesmo, por meio da supressão das ‘regras do jogo democrático’”.

“Sua eficácia corrosiva precisa ser cuidadosamente diagnosticada e contida, em prol da prevalência do Estado Democrático de Direito e dos legítimos interesses da cidadania”, afirmam.

As declarações de Bolsonaro, sugerindo a possibilidade de fraudes, se não for adotado o registro de “voto impresso”, e cogitando a não realização de eleições caso a sistemática não seja reformulada pelo Congresso Nacional, “além de gerar instabilidade, insegurança e estados emocionais adversos no corpo eleitoral”, contém traços evidenciadores de grave e concreta ameaça à eleição.

Entre as declarações transcritas no documento, estão as seguintes manifestações de Bolsonaro:

“— Não tenho medo de eleições. Entrego a faixa a quem ganhar. No voto auditável. Nessa forma, corremos o risco de não termos eleição no ano que vem. Porque é o futuro de vocês que está em jogo”. –em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

– “Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”.

Mencionam ainda os ataques de Bolsonaro ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, a quem chamou de “idiota” e “imbecil”.

Entre as reações de autoridades e entidades da sociedade civil, em defesa da democracia e da realização das eleições no País, citam nota da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) e o manifesto de ex-procuradores-gerais Eleitorais.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf