Mulheres com filhos são mais vitimadas por feminicídio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty Images/iStockphoto

Em 80% dos lares brasileiros onde um homem tentou matar uma mulher com uma faca ou uma arma de fogo, essa vítima era mãe e, provavelmente, os filhos assistiram às agressões. Esse é um dos dados apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e se refere ao ano de 2020, que foi marcado pela pandemia de covid-19.

O perfil se repete em números gerais: de todas as mulheres que sofreram qualquer tipo de violência doméstica no ano passado, 60% têm filhos. Mães também representam 74% das vítimas de estrangulamento e tentativa de espancamento, 65% das que são agredidas com tapa ou soco, empurrão ou chute e 65% das que sofrem ameaça de agressão física — o que também é considerado crime, além de ser violência psicológica.

“Os dados mostram que a violência doméstica não é só contra uma mulher, é intrafamiliar. Pode ser que esse homem também agrida os filhos mas, mesmo se as crianças só presenciaram as agressões, são vítimas indiretas”, afirma Samira Bueno, diretora executiva do FBSP. “E é preciso lembrar que estamos falando de 2020, ano em que as escolas foram fechadas e essas crianças ficaram dentro de casa, sem ter com quem conversar sobre o que estão vivendo. Como lidam com isso? É um dano psicológico enorme.”

Ser mãe e se ver como a responsável pela criação dos filhos são fatores que deixam a mulher mais vulnerável à violência doméstica. “A precariedade das situações socioeconômicas e da vida financeira da família, intensificadas no período da pandemia, fizeram com que elas ficassem ainda mais expostas”, explica Samira.

“Se o grande desafio é colocar comida na mesa, elas engolem o choro e aguentam a violência pela própria sobrevivência e dos filhos. As que têm autonomia financeira, por exemplo, são menos vítimas de violências letais como as que não têm”, explica Samira.

Juíza designada da Casa da Mulher Brasileira em São Paulo, Danielle Galhano Pereira da Silva, explica que a dependência econômica do marido é um dos principais fatores que impedem a mulher de sair de um casamento violento.

Muitas vezes, a situação profissional também tem a ver com o fato de ser mãe. “Muitas vezes, elas ficam afastadas do mercado de trabalho e têm uma reinserção profissional mais difícil. Vai depender do marido para o sustento da família”, diz.

E o agressor, ao perceber que a mulher atura a situação em nome das crianças, aumenta o grau de violência gradativamente, indo das ofensas verbais ao feminicídio, que em 82% dos casos é praticado por marido ou ex. “A violência doméstica acontece em uma espiral ascendente. Depois da agressão, vem um pedido de desculpa, aparentemente fica tudo bem. Mas o homem vai voltar a agredi-la fisicamente e com cada vez mais intensidade.”

As especialistas salientam ainda que a maioria das vítimas é negra, moradora da periferia e com baixa escolaridade e já vivem em situação de vulnerabilidade social.

O total de casos de feminicídio registrados em 2020 pelo FBSP foi de 1.350, o que equivale a uma mulher assassinada por sua condição feminina a cada sete horas.

Os dados sobre registros de agressões físicas praticadas por companheiros ou ex são ainda mais estarrecedores: um boletim de ocorrência é registrado a cada dois minutos e meio, em média.

Em relação a 2019, os assassinatos aumentaram 0,7%, e os casos de violência doméstica, caíram 7,4%, o que não significa menos agressões. A queda pode estar ligada ao isolamento mais rígido no começo da pandemia e, na sequência, às dificuldades financeiras geradas pela crise sanitária, tornando mulheres mais vulneráveis.

Ainda assim, o levantamento mostra que o número de medidas protetivas aumentou em 4%. A medida protetiva foi estabelecida pela Lei Maria da Penha e é uma concessão da Justiça para evitar que o agressor se aproxime ou entre em contato com a mulher.

Como explica Bueno, do FBSP, os dados se referem a mais medidas concedidas por Tribunais de Justiça do que em 2019. “Houve uma sensibilização do do Judiciário. Já que estamos vivendo momento atípico, e a vítima está mais vulnerável, acredito que houve um esforço para oferecer mais mecanismos de proteção a elas”, opina.

Também aumentaram as chamadas à Polícia Militar, para emergências, em 16%. O total foi de 694 mil ligações em 2020, o equivalente a 1,3 ligação por minuto. Lembrando que essas chamadas podem ser realizadas por qualquer pessoa, não necessariamente pela vítima.

“Acredito que a sociedade se envolveu mais com a causa como um todo. Teve muita campanha desde que começou a pandemia, o assunto ficou muito em voga, com órgãos importantes como o CNJ [Conselho Nacional de Justiça] se posicionando sobre o tema”, afirma Silva. “E espero que o engajamento aumente. Combater a violência doméstica e ajudar uma mulher é um trabalho coletivo.”

Se você está sofrendo violência doméstica ou conhece alguém que esteja passando por isso, pode ligar para o número 180, a Central de Atendimento à Mulher. Funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo Whatsapp no número (61) 99656-5008.

Para denunciar, procure a delegacia próxima de sua casa ou então faça o boletim de ocorrência eletrônico, pela internet. Outra sugestão, caso tenha receio de procurar as autoridades policiais, é ir até um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade. Em alguns deles, há núcleos específicos para identificar que tipo de ajuda a mulher agredida pelo marido precisa, psicológica ou financeira, por exemplo, e dar o encaminhamento necessário.

Também é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Uol

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf