Mutação indiana afetará turismo no Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Brasil deve utilizar experiências externas para tratar dos impactos da variante Delta do coronavírus sobre o turismo. “A variante certamente terá efeitos no turismo. A questão agora é que a gente tem a oportunidade de aprender com os efeitos dessa variante na Ásia e a Europa. Então vimos a liberação das regras de restrição no Reino Unido na última semana e em duas semanas nós teremos os efeitos disso. É provável que países que tem liberado as restrições voltem a pedir, especialmente o uso da máscara em espaços fechados”, explica a presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de São Paulo, Mariana Aldrigui. A avaliação reflete um pouco a apreensão do setor que vê o mercado se recuperar de forma gradual e não quer pensar em um retrocesso. De acordo com um levantamento da Fecomercio, o turismo nacional avançou com alta de 47,5% em relação a 2020, mas ainda está longe de recuperar as perdas. As áreas mais afetadas foram as de hospedagem, alimentação, locações de veículos, aérea e rodoviária.

Para Cláudio Magnavita, membro do Conselho Nacional de Turismo, a experiência internacional tem que ser levada em conta. Segundo ele, apesar do alerta, as projeções são favoráveis. “As previsões de retomada de viagens seriam para o terceiro ou quatro trimestre de 2021. Até lá, o antídoto para a variante Delta, que é a segunda dose da vacina, já será uma realidade. E nós teremos como alento da realidade da Inglaterra, que apesar de ter a cepa fez uma retomada total nas suas atividades por causa da primeira e segunda dose da vacina terem sido aplicadas. O cenário é de preocupação, mas também de otimismo seguindo a ciência e os exemplos internacionais”, pontua. A boa notícia é que a medida em que a vacinação avança no país o cenário fica cada vez melhor para uma volta mais robusta. “Aqui no Brasil, gente tem um ponto muito favorável que é a adesão da população à vacinação e as notícias de que as vacinas usadas têm eficácia contra essa variante”, ressalta Mariana Aldrigui. Em maio, o faturamento do turismo no Brasil foi de R$ 9,6 bilhões.

Jovem Pan  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf