Pesquisa CNT: 62% confiam na urna eletrônica e só 18,7% desconfiam

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE

A pesquisa CNT/MDA mostrou que o brasileiro confia nas urnas eletrônicas onde deposita seu voto a cada eleição. Para 32,9% dos entrevistados, a urna eletrônica tem confiança elevada, enquanto 30,8% consideram a confiança moderada. Por outro lado, 15,8% acreditam que a urna eletrônica tem baixa confiabilidade e 18,7% creem que ela não tem credibilidade nenhuma.

Apesar de confiar nas urnas eletrônicas, 58% das pessoas ouvidas pelo levantamento disseram concordar com a afirmação: “a favor das urnas com impressão de voto, pois vai gerar mais confiança nos resultados”. Quase 35%, por outro lado, se disse “contra as urnas com impressão do voto, pois o sistema atual funciona bem”. Um total de 7,1% respondeu não saber ou não querer informar.

A pergunta vem na esteira da discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso, uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro, em tramitação na Câmara.

A pesquisa também perguntou sobre a aceitação dos resultados das eleições para presidente pelos candidatos derrotados. Na avaliação de 55,4%, os candidatos derrotados não aceitarão o resultado final; para 30,5%, eles aceitarão.

Foram ouvidas 2022 pessoas entre os dias 1 e 3 de julho. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O brasileiro é contra a venda de empresas estatais como forma de reduzir o tamanho do Estado. Essa foi a resposta de 51% dos entrevistados na pesquisa. Um total de 27,8% das pessoas ouvidas se declarou a favor e 11,4% disseram não ser nem a favor nem contra.

Mas quando a pergunta muda para se há concordância com a proposta do governo de privatizar algumas estatais e usar os recursos para programas de assistência social, 53,4% se disseram favoráveis, enquanto 33,8% foram contra e 12,8% não souberam ou não quiseram responder.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf