Planalto pressionará senadores para aprovarem novo ministro do STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Anderson Riedel/PR

Em sua peregrinação pelo Senado para conseguir apoio à aprovação de seu nome para o Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça vai ganhar reforço do governo. Pelo menos é o que promete o presidente Bolsonaro. Ministros e senadores governistas estão sendo escalados pelo presidente para tentar aplacar a resistência que o advogado-geral da União tem enfrentado na casa. Ao ser indicado ao Supremo por Bolsonaro, Mendonça precisa ter o nome aprovado pelos senadores.

Dois integrantes do governo afirmaram à coluna que é mais do que sabido que a situação de Mendonça não está boa no Senado, mas que entrarão em campo para tentar reverter o quadro. Na avaliação deles, o maior problema é que colou no AGU a pecha de que pode ser um “traidor” depois que vestir a toga. O maior receio é que Mendonça adote uma linha mais dura contra a classe política. Entre os parlamentares que compartilham dessa visão está o senador Flávio Bolsonaro, que até o momento não atuou para ajudar o escolhido do pai. Como revelou o colunista Lauro Jardim, Bolsonaro confirmou hoje, em uma reunião ministerial, que indicará Mendonça para ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello.

Senadores têm dito a integrantes do governo que as conversas com André Mendonça não estão sendo boas. Segundo esses parlamentares, eles evitaram, até então, se comprometer em votar no seu nome. Entre ministros do STF, a resistência a Mendonça é vista com preocupação. Eles avaliam que o Senado pode demorar a pautar a votação do nome do AGU ou até mesmo rejeitá-lo, o que obrigaria a corte a trabalhar por alguns meses com um ministro a menos e atrasar uma série de decisões importantes.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf