PSDB tira Aécio e põe Maia na comissão do voto impresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados/Arquivo

Favorável à proposta de emenda constitucional (PEC) do Voto Impresso, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) foi substituído por seu partido na comissão especial que analisará a proposta nesta sexta-feira e, no lugar, o partido indicou o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (sem partido-RJ).

Ferrenho crítico do presidente Jair Bolsonaro, Maia travou a instalação da PEC do Voto Impresso, dizendo que o presidente queria causar instabilidade nas eleições do país. A comissão só foi criada quando Arthur Lira (PP-AL) assumiu a presidência da Câmara.

Sem partido desde que deixou o DEM, Maia votará na vaga do PSDB. Também entrou na comissão nesta sexta-feira o deputado Rafafá (PSDB-PB).

Aécio, que em 2014 chegou a pedir auditoria dos votos após ser derrotado por Dilma Rousseff (PT), defendia a PEC, mas fez uma inflexão e falava em adotar somente após as eleições de 2022 o sistema (uma impressora para registrar os votos feitos na urna eletrônica para possível checagem depois).

O episódio de 2014 foi relembrado por Bolsonaro para dar corpo às suas suspeitas contra as urnas eletrônicas, até o momento não comprovadas por ele. O Tribunal Superior Eleitoral não encontrou fraudes no pleito disputado por Aécio, que em entrevista à “CNN” nesta semana, também reafirmou não ter havido fraudes nas urnas.

O PSDB adotou, com outros dez partidos, postura crítica à PEC do Voto Impresso após reunião com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Siglas como Republicanos e PP, contudo, participaram das costuras, mas mantiveram parlamentares favoráveis à PEC entre os titulares. Já outros partidos, como DEM, PL e Solidariedade, substituíram seus integrantes favoráveis à PEC por outros contrários.

A oposição e os partidos contrários ao voto impresso tentam rejeitar o parecer favorável à PEC em votação nesta sexta-feira, último dia antes do recesso parlamentar, para enterrar a discussão da proposta pelos deputados bolsonaristas. Eles fizeram uma autoconvocação da comissão diante da posição do presidente, deputado Paulo Martins (PSC-PR), de só fazer nova sessão em agosto para ganhar tempo para mudar o cenário.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf