Queiroga garante que não tolera “atos impróprios”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Gullino/Agência O Globo

Em meio a suspeitas de corrupção no Ministério da Saúde, o ministro Marcelo Queiroga afirmou nesta quarta-feira que a “tolerância com atos impróprios é zero”. Queiroga disse que sempre que houver “indícios de problema”, a pessoa envolvida será exonerada.

O ministro fez o comentário ao ser questionado sobre a sindicância aberta para apurar a suspeita de que o ex-diretor do Departamento de Logística da pasta Roberto Dias teria pedido propina em uma negociação para aquisição de vacinas.

— A sindicância não é sobre o Roberto Dias, a sindicância é para apurar os fatos. Quem está à frente disso é a Controladoria-Geral da União, a própria Polícia Federal está investigando. A tolerância com atos impróprios é zero — disse Queiroga, durante visita a um centro de vacinação em Brasília.

Segundo o ministro, a pasta atua segundo o princípio do “in dubio pro societate”, que significa em situações de dúvida é preciso agir para proteger os interesses da sociedade, e não o “in dubio pro reo”, quando a dúvida favorece o o investigado.

— Houve fatos que tenham indícios de problema, não tenha dúvida, o ministro exonera. Aqui não é in dubio pro reo, é in dubio pro societate, não é, ministro André Mendonça? Essa é a orientação que eu recebi do presidente da República — afirmou Queiroga, dirigindo-se ao titular da Advocacia-Geral da União, que estava ao seu lado.

O ministro disse que ao assumir o cargo, em março, manteve Dias na pasta porque não poderia “tirar todas as pessoas de uma vez”. O ex-diretor estava no cargo desde o início do governo.

— As escolhas são nossas e eu assumi o Ministério da Saúde, tive um período curto para estruturar a nossa equipe e nós não podemos chegar e tirar todas as pessoas de uma vez sem uma análise de cada caso.

Queiroga ressaltou, no entanto, que estava fazendo avaliação sobre os méritos das denúncias e que a sindicância foi instaurada por “cautela”:

— Esse funcionário, esse servidor público do estado do Paraná, eu não estou fazendo juízo de valor acerca do mérito das questões que são suscitadas acerca dele. Apenas, por um questão de cautela, o Ministério da Saúde toma as medidas que são cabíveis para preservar o bom conceito da administração pública.

Durante a visita, Queiroga vacinou os colegas Mendonça (AGU) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), além do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira, ex-ministro do governo federal.

‘Não há pressa’ para parecer sobre máscaras
Nesta segunda-feira, Queiroga também disse que “não há pressa” para a apresentação de um parecer que liberaria algumas pessoas do uso de máscaras, solicitado pelo presidente Jair Bolsonaro há quase um mês, e que a definição será feita “com base na ciência”.

— Primeiro é necessário fazer um estudo científico. Depois que vier o estudo, aí o parecer é emitido. Não há pressa para fazer isso. Tem que ser feito com base na ciência, o que tenho defendido de forma reiterada.

Como o GLOBO mostrou, o Ministério da Saúde analisa três eixos para definir o protocolo sobre desobrigação do uso de máscaras no país. A pasta levará em conta o número de casos novos da doença, a taxa de ocupação dos hospitais e a quantidade de pessoas imunizadas em cada localidade

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf