Reforma do IR pode pesar mais para ricos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O relator da reforma do Imposto de Renda na Câmara dos Deputados, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), reformou completamente a reforma proposta pelo ministro Paulo Guedes. Pelo projeto preliminar apresentando nesta terça-feira, 13, a líderes de partido, haverá uma redução de carga de 115 bilhões de reais a partir de 2023 e uma compensação prevista de 85 bilhões de reais. Ou seja, no frigir dos ovos, o governo vai arrecadar 30 bilhões de reais a menos.

A proposta é a de reduzir a alíquota do imposto de renda para as empresas de 15% para 2,5%. Para compensar, os dividendos passarão a ser taxados em 20% e benefícios fiscais de 4 setores serão eliminados, como cosméticos, perfumaria, químico, aeronaves. Iates e embarcações passarão a pagar imposto e serão eliminados benefícios fiscais para compra de carvão e gás natural por geradores termelétricos. Como disse o deputado, todo mundo viu como os geradores termelétricos foram beneficiados na Medida Provisória de privatização da Eletrobras.

O relator também garante que foram retirados do texto a tributação de fundos imobiliários ou de fundos que visem incentivar o desenvolvimento de setores como agropecuário. Foi eliminado também do texto original toda a parte de combate à elisão fiscal e pagamento de tributos por empresas do mesmo grupo.

Para compensar os 30 bilhões a menos de arrecadação, Sabino diz que basta a economia crescer para compensar. Vale lembrar que esta é uma versão preliminar e que não há data para apreciação da Câmara.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf