Renan diz que investigará militares querendo as Forças Armadas ou não

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O relator da CPI da Covid no Senado Federal, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que a Comissão irá continuar as investigações, independentemente de os alvos serem militares ou civis. A fala foi uma reação a uma nota divulgada ontem (7/7) pelo ministro da Defesa, Braga Neto, e pelos comandantes das Forças Armadas em que criticam declarações do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). O posicionamento foi visto como ameaça e como uma forma de intimidação.

“Esta Comissão Parlamentar de Inquérito, que é uma instituição da República, não pode ser ameaçada sob pretexto nenhum. Nós estamos investigando e retirando a máscara de um esquema que funcionava no Ministério da Saúde e que proporcionou o agravamento do número de mortes de brasileiros em função da covid”, disse Calheiros.

Ele afirmou que os parlamentares seguirão investigando os fatos, independentemente da condição dos investigados, sejam eles civis ou militares. “O que importa é que essa Comissão Parlamentar de Inquérito, isso foi dito aqui em todos os momentos, não vai investigar instituições. Então, que o senhor Braga Netto saiba que não há nenhuma confusão da participação de Pazuello com as Forças Armadas”, declarou o relator.

Calheiros também afirmou que as Forças Armadas devem ser respeitadas pelo importante papel na formação do país, mas que não devem tentar intimidar o Legislativo. “Não podem confundir o nosso papel nem achar que vão nos intimidar. Nós vamos investigar, haja o que houver”, declarou.

O senador estabeleceu uma diferença entre investigar membros e ex-membros das Forças Armadas e investigar as instituições em si — o que, segundo ele, não ocorrerá. “Nós não vamos, de forma nenhuma, paralisar a investigação. Nós saberemos a quem responsabilizar, e as famílias dos mortos também saberão”.

Na sessão da última quarta-feira, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), fez comentários sobre a participação de membros das Forças Armadas em possíveis irregularidades apuradas pela CPI. Ele afirmou que aqueles que não estão envolvidos em problemas devem “estar envergonhados” diante das suspeitas envolvendo militares.

As Forças Armadas, então, emitiram uma nota de repúdio às declarações de Aziz. No documento, eles disseram que elas foram um “desrespeito” e que faziam generalizações a respeito de esquemas de corrupção.

A nota, assinada pelo ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto e os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica definiam como levianas e como acusações “graves”, “infundadas” e “irresponsáveis” as intervenções de Omar Aziz.

O texto finaliza com a seguinte frase: “As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”, trecho que foi interpretado como ameaça por senadores.

Correio Braziliense  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf