Representante acusa Coronel na CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues / Edilson Rodrigues/Agência Senado

No depoimento que presta à CPI da Covid, Cristiano Carvalho, representante da empresa Davati no Brasil, disse que o PM Luiz Paulo Dominguetti relatou a ocorrência de um pedido de “comissionamento” na negociação de vacinas com o Ministério da Saúde. O pedido, em fevereiro deste ano, teria partido do grupo do coronel da reserva do Exército Marcelo Blanco. Na época, Blanco não era mais diretor substituto do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, e, de acordo com Cristiano, tinha aberto uma empresa de representação de insumos hospitalares. Mas, ainda segundo Cristiano, o coronel tinha uma posição “dúbia” porque, mesmo sendo um ex-assessor, continuava assessorando Roberto Dias, que era o diretor do Departamento de Logística do ministério.

O negócio, em que a Davati prometia vender 400 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, não foi adiante. Cristiano contou que não conversou com Blanco sobre o valor do comissionamento que o coronel receberia. Na conversa que tiveram, ele falou apenas do valor total da comissão que a Davati teria, de 20 centavos de dólar por dose, sem detalhar como seria a divisão entre os envolvidos.

Em nota, a defesa de Blanco disse que a afirmação de Cristiano é “absurda e completamente falsa, inclusive contradiz o que o Sr. Dominguetti disse à CPI”. Informou ainda que “nunca houve qualquer pedido de propina ou mesmo de ‘comissionamento’, sendo risível a indicação da existência de um suposto ‘Grupo do Blanco'”. A defesa destacou também que, mesmo tendo uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo que fique em silêncio, Blanco responderá todas as perguntas quando falar à CPI.

— Por telefone, ele [Blanco] me perguntou quanto seria o comissionamento total da Davati numa negociação desta por vacina. E eu respondo a ele por mensagem de texto: a comissão é US$0,20 no total. E ele me responde: estou indo falar com o Roberto Dias — disse Cristiano à CPI.

Ao ser questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) se houve de fato cobrança de propina, ele respondeu:

— Na negociação diretamente com o Roberto Dias e o Coronel Blanco, aparentemente pode ter sido isso. Não dá para precisar.

Blanco foi um dos participantes de um jantar, no dia 25 de fevereiro, em que, segundo o PM Dominguetti, que atuava em nome da Davatti, Roberto Ferreira Dias pediu propina para poder negociar vacinas. Já Roberto disse que estava com uma amigo em um restaurante quando Blanco e Dominguetti apareceram, e negou ter feito o pedido.

Em seu depoimento, Cristiano evitou usar a palavra “propina”.

— A informação que veio a mim, vale ressaltar isso, não foi o nome propina, tá? Ele [Dominguetti] usou comissionamento. Ele se referiu a esse comissionamento sendo do grupo do tenente-coronel Blanco e da pessoa que o tinha apresentado ao Blanco, que é de nome Odilon — afirmou Cristiano, ressalvando não ter participado do jantar.

— Por que demorou tanto para tornar pública a denúncia de propina? — perguntou Renan.

— Na verdade, a gente sempre tratou isso como comissionamento. Inclusive, nas mensagens aqui do Coronel Blanco, que eu posso disponibilizar aos senhores se vocês quiserem, se se interessarem por tê-las. Ele trata da questão exatamente como um intermediador — respondeu Cristiano.

Afirmou também que o próprio Blanco entrou em contato com ele:

— Ele entrou em contato comigo, se apresentando como sendo de Brasília. Não citou ser funcionário público, nada desse tipo

Apesar de Blanco não integrar mais os quadros do Ministério da Saúde desde janeiro, Cristiano disse que ele parecia atuar como se ainda estivesse lá. Em sua passagem pela pasta, Blanco foi diretor substituto de Roberto Dias. Em seu depoimento, porém, Roberto disse que a nomeação de Blanco veio de cima, não tendo sido uma escolha dele.

— Ele já não era mais um servidor público desde janeiro, porém, a impressão que me deu é de que ele continuava assessorando o Roberto Dias. Foi essa a impressão que me passou. É a única pessoa a quem eu tenho que me referir que me trouxe alguma coisa, vamos dizer sim “está estranho”. Fora isso, não teve absolutamente mais nada. Quanto aos outros servidores do Ministério da Saúde, eu não tenho nada para dizer que os desabone.

Depois acrescentou:

— Tinha uma uma posição meio dúbia ali era o coronel Blanco, porque ele era ex-assessor e continuava assessorando, mas não era nem um militar da ativa e nem um servidor no exercício da função então ficava meio dúbia a situação dele.

O Globo

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf