Representante da Davati incrimina diretor da propina do MS

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Senado

O representante no Brasil da empresa Davati, Cristiano Carvalho, afirmou em depoimento à CPI que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, insistiu em buscar contato para compra da vacina.

CPI da Covid:Comissão apura garantia aceita pelo Ministério da Saúde em contrato da Covaxin

– Eu nunca entrei em contato com o Ministério da Saúde, o Ministério da Saúde que me procurou através do senhor Roberto Ferreira Dias – afirmou Carvalho, explicando depois que “devido à insistência” das pessoas em procurá-lo ele viu uma “oportunidade”.

De acordo com Crisitano, o primeiro contato foi dia 3 de fevereiro com a mensagem: “quando puder me retorne, sou Roberto Ferreira Dias do Ministério da Saúde”. O representante da Davati disse que foi feita uma perícia no celular dele e que todas as mensagens áudios serão entregues à CPI.

Após receber a mensagem de Dias, Carvalho disse que chegou a checar na internet sobre quem era Dias, porque achou que poderia ser “fake news”.

Em depoimento à CPI, o PM Luiz Paulo Dominghetti disse que Dias teria condicionado fazer negócio com a Davati em troca de propinas no valor de U$ 1 por dose de vacina. Inicialmente, a Davati venderia 400 milhões de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 por U$ 3,50, mas o preço acabou passando para U$ 15,50.

Após o pedido de “comissionamento” e não propina, Cristiano Roberto disse que passou a tratar do negócio com o tenente-coronel Blanco, que atuou como assessor do departamento na gestão de Dias.

— Ele usou comissionamento. Ele se referiu a esse comissionamento sendo do grupo do tenente-coronel Blanco e da pessoa que o tinha apresentado ao Blanco, que é de nome Odilon — disse Cristiano, completando:— Ele ( Dominguetti) já tinha uma parceira com a Senah ( Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários ) e eles estavam buscando um fornecedor no exterior – disse Cristiano, informando que Dominghett entrou em contato com ele dia 10 de fevereiro.

A Senah é presidida pelo reverendo Amilton Gomes. Ele teria tido o aval do governo para tratar da compra das 400 milhões de doses da vacina com a empresa. O reverendo também será ouvido pela CPI, em data a ser definida

Em depoimento à comissão, Dominguetti disse que o coronel Odilon foi quem o apresentou ao Blanco. Cristiano disse acreditar que Odilon tenha sido a principal interlocutor entre a Senah, Dominguetti e Roberto Dias.

O Globo

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf