Saúde muda versão sobre fabricação de cloroquina pelo Exército

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Nota técnica do Ministério da Saúde enviada à CPI da Covid aponta que a pasta “não solicitou a produção de hidroxicloroquina ou de cloroquina ao Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEX). O documento, no entanto, contraria informação dada pelo Exército ao colegiado, que confirmou ter recebido pedido para produzir o medicamento a partir de demanda da pasta.

Em maio, o chefe do gabinete do Comando do Exército, general Francisco Humberto Montenegro Junior, afirma em nota enviada à comissão, que o LQFEX estava “internalizando em sua rotina produtiva o atendimento às demandas do Ministério da Saúde em prol da sociedade”. O documento diz ainda que “à época do início da pandemia”, houve atendimento da demanda para produção de cloroquina 150 mg, “em apoio ao Ministério da Saúde”, que orientou o uso do medicamento como “adjuvante no tratamento de formas graves da covid-19, bem como determinou a distribuição imediata do fármaco.”

O Exército aponta que não foi preciso produzir o medicamento, pois já havia planejado a produção de um lote de cloroquina 150 mg para atendimento à regiões endêmicas de malária, o que “permitiu a disponibilização de recursos próprios para a aquisição do insumo.”

O Ministério confirma informação de que o laboratório do Exército dispunha de produção para pronta entrega à rede pública de saúde de cerca de um milhão de comprimidos do medicamento, “com vistas ao enfrentamento da pandemia pelo covid-19” e que “o quantitativo ofertado foi recebido como doação do Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército, ou seja, sem ônus para o Ministério da Saúde, uma vez que não houve solicitação do Departamento de Assistência Farmacêutica para produção e aquisição deste medicamento.”

Na mesma nota enviada à CPI , o Ministério da Saúde afirma que o Brasil recebeu a doação de 3.016.000 comprimidos de hidroxicloroquina 200 mg dos Estados Unidos, pela empresa Sandoz/Novartis. Desse montante, aponta a pasta, 2.016.000 foram entregues ao Ministério da Saúde e o restante, equivalente a um milhão de comprimidos, foi destinado ao LQFEX.

A pasta diz ter distribuído 609 mil comprimidos aos estados que “manifestaram formalmente o
interesse no seu recebimento, e informaram dispor de condições técnicas para o seu fracionamento nas condições preconizadas pela Anvisa”.

Até 29 de junho – data da emissão da nota técnica – o Ministério da Saúde tinha em estoque 1.407.000 comprimidos de hidroxicloroquina 200 mg com validade é até 31/10/2022. Ainda segundo a pasta, não houve doação do medicamento cloroquina pelo governo dos Estados Unidos e de empresas privadas.

Os medicamentos, diz o Ministério, não serão distribuídos no âmbito do Programa Farmácia Popular do Brasil para fins de tratamento da covid-19.

Informações do Exército apontam que em 2018, data anterior à pandemia, foram distribuídos 259.470 comprimidos de cloroquina 150 mg, referentes à produção de 2017 e que em 2019 não foi realizada qualquer distribuição do fármaco. Já em 2020 e 2021, aponta o documento, foram distribuídos 477.610 comprimidos para Hospitais Militares e 2.454.210 para secretarias estaduais de saúde e para o Ministério.

Congresso em Foco 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf