Saúde pode dar terceira dose para quem tomou coronavac

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Getty Images

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira, 28, que o governo vai começar uma pesquisa para avaliar a necessidade de terceira dose para pessoas que receberam a CoronaVac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, mas que no Brasil é produzida e distribuída pelo Instituto Butantan. “A iniciativa irá analisar os resultados da dose de reforço utilizando todas as vacinas disponíveis hoje no Brasil”, disse Queiroga, em publicação no Twitter.

O estudo, realizado pelo Ministério da Saúde em pareceria com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, está previsto para começar nas próximas semanas em São Paulo e Salvador. No total, serão incluídas 1.200 pessoas que tomaram as duas doses da CoronaVac há pelo menos seis meses.

“Nós precisamos saber a duração da proteção de cada vacina. Para a vacina Pfizer, AstraZeneca e Janssen já existem várias publicações mostrando realmente a proteção em até um ano. Em relação à CoronaVac, nós precisamos avaliar isso. Existem estudos que já mostram que a proteção começa a com seis meses. Estaremos vacinando pessoas que já tenham tomado duas doses da CoronaVac, seis meses depois da segunda dose”, explicou Sue Ann Costa Clemens, professora da Universidade de Oxford e investigador principal do estudo.

Os participantes serão divididos em quatro grupos, com 300 pessoas cada. Cada um deles vai receber uma terceira dose, de reforço, de um imunizante diferente. Dessa forma, a pesquisa também irá avaliar o reforço heterólogo, nome dado à estratégia que avalia a eficácia da mistura de plataformas diferentes de vacinas.

Isso significa que um grupo vai receber como reforço uma terceira dose da Coronavac; o segundo vai receber uma dose extra da vacina de Oxford-AstraZeneca, o terceiro o imunizante da Pfizer-BioNTech e o quarto vai receber uma terceira dose da vacina da Janssen. O objetivo é avaliar qual estratégia irá oferecer a melhor proteção.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf