Senador Contarato está indeciso entre Lula e Ciro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com malas prontas para sair da Rede, o senador Fabiano Contarato (ES) cogita três opções de legendas para se afiliar: PT, PSB ou PDT. O parlamentar, no entanto, disse ainda não ter decidido o destino e avalia as ofertas apresentadas.

A saída do partido criado por Marina Silva, segundo o senador, tem um caráter exclusivamente pragmático: o de driblar a chamada cláusula de barreira, que impede que partidos com fraco desempenho nas urnas tenham representação em várias instâncias do parlamento.

“O que eu vou fazer e que todo mundo sabe é que eu vou sair da Rede. A Rede é um partido que eu amo, mas, infelizmente, ele não cumpriu cláusula de barreira, então tem uma limitação”, aponta o senador, em conversa com o Metrópoles.

“Vou dar um exemplo: eu queria muito participar da CPI da Covid. Queria muito! Mas não tive oportunidade, porque o partido que eu estou não tinha representatividade para ter cadeira lá”, reclama.

“Isso é muito complicado. O mandato tem que ser proativo, e essa proatividade vai demandar que você ocupe espaços para que se possa exercê-la de forma mais eficiente. A minha saída da Rede é pragmática. Estou saindo por causa disso. Não é pelo campo ideológico, porque, em ideologia, eu me adequo 100% com a Rede”, justificou o parlamentar.

As exigências da chamada cláusula de desempenho partidário e a falta de perspectiva de que o Congresso aprove, antes das próximas eleições, as chamadas federações partidárias têm provocado uma migração de políticos para partidos maiores.

A dança das cadeiras ocorre tanto por motivos eleitorais, em cenário que já começa a ser moldado para a disputa em 2022, quanto – para quem não participará da disputa – para angariar espaço no Congresso.

Aprovada em 2016, a regra impõe que os partidos com menos de 2% dos votos nacionais na próxima eleição não tenham direito à representação partidária e não possam indicar titulares para as comissões, além de perderem recursos do fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral. É o caso da Rede.

O senador nega ser condição para sua mudança que o partido para o qual pretende migrar lhe dê condições de disputar o governo do Espírito Santo. O parlamentar – que se mostrou uma revelação nas eleições de 2018, ao desbancar o senador Magno Malta (PL), pastor evangélico e aliado do presidente Jair Bolsonaro – também não descarta a possibilidade.

“Para mim, não é um pré-requisito eu ser candidato, não. Sendo muito sincero, eu não decidi ainda. A nenhum deles eu exigi, como pré-requisito, que eu seja candidato, mas é óbvio que, em qualquer desses três partidos, se houver a construção de projeto de governo para o estado em que o partido e seus dirigentes digam: ‘O senhor seria a melhor pessoa para concorrer’, tudo bem, eu não me furtarei a esse debate.”

Há cerca de um mês, Contarato recebeu diretamente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convite para se filiar ao PT. Sem nome no Espírito Santo, o PT poderia dar abrigo a uma possível candidatura ao governo do estado. A proposta, no entanto, ainda não teve um desfecho.

Na terça-feira (6/7), o senador recebeu o convite para ser o candidato do PDT ao governo do estado. Segundo o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi (RJ), o senador é o nome ideal para montar o palanque de Ciro Gomes no Espírito Santo, proposta que tem o apoio de Sergio Vidigal, prefeito do município de Serra, na região metropolitana de Vitória.

O senador já havia conversado com Carlos Siqueira, presidente do PSB, partido que prioriza lançar à reeleição o atual governador Renato Casagrande, como força entre os socialistas contra a união com o PT no próximo ano e como incentivador da chamada terceira via.

A aliança pretendida pelo PT, no campo nacional, com o PSB esbarra na exigência de que o PT não lance candidato em estados considerados prioritários pelos socialistas – como o Espírito Santo.

“Se eu estivesse visando unicamente candidatura ao governo do estado, não teria essa possibilidade para mim, porque o partido vai lançar a reeleição do Casagrande, o que realmente é legítimo. Mas essa não é uma condição. Eu posso ir para o PSB e não concorrer ao governo”, diz.

Enquanto o impasse não se resolve, o senador, nesta semana, articula mais uma conversa, que foi iniciada pelo telefone e deve prosseguir pessoalmente, com o presidente do PDT, Carlos Lupi.

“Quando faço esse movimento, não me vejo em um partido de centro, muito menos de direita. Com esses três partidos, a escolha se dá, primeiro, pelo campo ideológico, e depois por terem uma estrutura bem mais solidificada, com a qual posso ter uma atuação bem mais eficiente, enquanto senador”, diz Contarato.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf