Serra fluminense tem frio de menos 14 graus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

A madrugada foi de recorde de frio no Rio de Janeiro. Na madrugada, foi registrada a temperatura de -14,8° C, na Estação do Campo Belo, no Parque Nacional do Itatiaia, uma área que fica a 2.440m de altitude, no Sul Fluminense. O registro ocorreu às 5h.

A temperatura é a mais baixa do ano em todo o país e pode ser também a menor de toda a série histórica da unidade, o que ainda será confirmado pela chefia do parque. O município faz divisa com Minas Gerais e São Paulo.

Em outro ponto do parque, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa registrada foi de -9,9ºC. As duas estações estão em altitudes semelhantes, mas com geologias diferentes. Pela manhã, as imagens do parque e dos arredores mostram uma paisagem predominantemente branca. De acordo com o chefe do parque, o coronel Luiz Aragão, não houve neve, mas geada.

“É a temperatura mais baixa do país. No Sul nevou, mas a temperatura foi mais alta. Nós temos duas estações, a do Inmet é próxima a uma das portarias, e a outra é nossa, mais para dentro do parque, perto da nascente do rio Campo Belo, que fornece água para Itatiaia. O orvalho congelou e virou geada”, afirmou à CNN.

A paisagem branca foi pôde ser vista nas primeiras horas da manhã nas montanhas, nas árvores e nos campos do parque. O frio chegou a congelar também as superfícies dos lagos da unidade federal de conservação.

A queda na temperatura é produto de uma frente fria, mas o inverno pode ser o mais frio dos últimos anos, de acordo com o Inmet. Isto porque uma massa de ar frio vinda do hemisfério Norte atravessou a linha do Equador, um fenômeno atípico, com potencial para reduzir as temperaturas mais do que o padrão da estação.

CNN Brasil  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf