Site facilita escolha de vacinas contra covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Felipe Nadaes

Qual vacina está aplicando hoje? A pergunta foi feita por uma pessoa, às 7h22 desta terça-feira (13), sobre o imunizante contra a Covid-19 disponível na UBS Dr. Humberto Pascale, em Santa Cecília, no centro da cidade de São Paulo.

Alguém que disse estar na unidade básica de saúde, tida recentemente como a campeã em aplicações da vacina contra o coronavírus na capital paulista, respondeu, 1h03 depois: tem Janssen aqui.

A interação na plataforma, que não exige nome, rosto e endereço, virou um ímã para pessoas que, nesta pandemia, ganharam o apelido de “sommeliers de vacina”.

Os sommeliers são profissionais especializados na escolha da bebida que melhor harmoniza com um prato quente em um restaurante.

Mas a função acabou atrelada de forma pejorativa a pessoas que tentam escolher uma das quatro vacinas disponíveis antes de tê-la aplicada no braço, no momento em que a gestão da imunização do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) enfrenta lentidão, denúncias de corrupção e em que ainda não há doses para todos.

A vontade de escolher um imunizante por vezes causa desgastes, discussões e mais filas nos postos de saúde. O comportamento também caiu na plataforma Onde Tem Vacina, criada há três meses por Marcos Bonfim, 52, estatístico e engenheiro de sistemas que reside no Rio de Janeiro, em parceria com mais três amigos.

A plataforma exige apenas que a pessoa interessada insira o nome do local onde procura pela vacina. Na página é possível saber quantas doses foram aplicadas na unidade, o tipo de vacina mais usado em tempo real, a avaliação com estrelinhas para os profissionais e se há vacina disponível no momento da pesquisa.

A plataforma também informa a quantidade de doses aplicadas, tanto por dados gerados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como por pessoas anônimas que disseram ter ido aos locais.

O engenheiro Roberto (nome fictício), 37, havia recebido o link da plataforma em um grupo de WhatsApp com a indicação de que seria possível ver qual vacina estava sendo aplicada em cada posto de saúde da capital paulista.

Com a intenção de ser imunizado com a Janssen, que tem dose única, ele fez uma pesquisa no Onde Tem Vacina no domingo (11) e escolheu uma UBS em que as pessoas afirmavam ter tomado a dose almejada.

Nesta segunda (12), ele chegou ao posto de saúde às 6h50, antes da abertura, mas, ao ser informado pela funcionária de que só havia doses da AstraZeneca, resolveu consultar a ferramenta novamente e foi até outro posto próximo.

Após duas horas na fila, a funcionária do posto avisou que as doses da Janssen haviam acabado, faltando quatro pessoas para a sua vez. Roberto então questionou qual vacina seria aplicada e resolveu ficar na fila para receber a Pfizer.

Na UBS José de Barros Magaldi, no Itaim Bibi (zona oeste), alguém perguntou nesta última segunda: “Bom dia! Alguém sabe dizer qual vacina estão aplicando hoje?”.

“Hoje já passaram avisando que o lote recebido é de AstraZeneca”, respondeu outra pessoa.

Em outro posto da capital paulista, uma pessoa pergunta: “Estão aplicando Janssen agora? Passei de manhã e falaram que só tinha AstraZeneca. Mas vejo no gráfico que algumas pessoas marcaram que tomaram Janssen”.

A reportagem da Folha navegou pela plataforma, que diz ter ao menos 26 mil postos oficiais cadastrados nos 26 estados e no Distrito Federal.

Nos postos de vacinação sem colaboração, uma mensagem fixada convida os moradores da região a informar como está o ritmo da vacinação. “Se você sabe da situação desse posto hoje, informe se tem vacina e deixe seu comentário. Assim você ajuda o próximo!”.

E críticas também não faltam nas interações. Na mesma UBS Dr. Humberto Pascale, uma pessoa escreveu: “As pessoas que querem escolher vacina merecem ser os últimos da fila…os bababa de plantão [sic]”. O comentário ganhou 15 dislikes —o maior termômetro de reprovação da página da UBS —e outras 3 curtidas.

As colaborações também informam quais postos estão desativados, denunciam a falta de estrutura dos espaços, em quais há xepa e os profissionais da saúde que mostram toda a aspiração e aplicação da vacina.

Em junho, a Onde Tem Vacina venceu um concurso promovido pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) por colaborar com a transformação digital na saúde.

Bonfim disse à Folha que a ferramenta foi criada de forma voluntária para informar a localização e a operação dos pontos de vacinação, sobretudo os volantes, de um jeito fácil e compreensível.

A impressão, diz ele, sobre o espaço ter sido ocupado por gente que indica vacina deve-se à abertura recente dos comentários, “que transformaram a plataforma numa espécie de rede social”. A função, ativa há dez dias, já agregou 15.400 interações.

“Não faremos moderação dos comentários porque isso é censura”, diz ele. “Eu não duvido que tenha gente entrando lá e buscando por essa ou aquela vacina sem motivo médico, mas tem muitas pessoas com seus diagnósticos e comorbidades que optaram por um imunizante específico”, afirma. “Não posso dizer para você que lá [plataforma] não tem ‘sommelier.'”

Diferentes reportagens da Folha mostraram, na opinião de especialistas, que a escolha pela vacina contra a Covid-19 ocorre porque parte da população olha apenas para os índices de eficácia dos imunizantes, sem levar em consideração fatores determinantes para o enfrentamento da pandemia, como a cobertura vacinal da população.

“[Quem escolhe] não tem o discernimento de olhar para um estudo clínico e entender como se chegou no resultado”, disse Renato Kfouri, infectologista e diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). “Se metade da população for vacinada com uma vacina de 95% de eficácia, eu não controlo uma pandemia. Mas se eu tiver 90% da população vacinada com uma vacina de 50% de eficácia, a pandemia é controlada.”

O medo das falhas vacinais é outra constante para os sommeliers de vacina. Kfouri explicou que todos os imunizantes estão sujeitos a falhas, mas que provocar a morte é uma possibilidade muito rara, e que os índices de efetividade contra casos graves é muito semelhante entre todos os imunizantes disponíveis no Brasil.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf