Sommelier de vacina atrasa vacinação no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tony Winston – 10.mai.2021/Ministério da Saúde

Mesmo com a aceleração dos calendários de vacinação em várias cidades do país, a imunização total da população contra Covid-19 ainda enfrenta desafios no Brasil. Pessoas que não retornaram para tomar vacina e as que querem escolher qual imunizante tomar atrasam o calendário vacinal. No Brasil, segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 970 mil idosos com mais de 80 anos não compareceram para tomar a segunda dose. Esse índice é maior nos estados do Ceará (19,5%), Amazonas (15,9%), e Rio de Janeiro (14,5%).

Especialistas reafirmam que todas as vacinas são seguras e que completar o esquema vacinal é imprescindível. A pesquisadora em gestão e saúde pública da UFRJ, Ligia Bahia afirmou que os motivos para que essas pessoas não retornem são muito variados e que muitas vezes envolvem a disponibilidade de tempo para ir aos postos. Ela também ressaltou que a busca ativa precisa ser feita de forma especializada.

“Em geral os motivos estão relacionados à impossibilidade de faltar ao trabalho, ou deixar de realizar afazeres domésticos, e não ter acompanhamento para o deslocamento até os postos de vacinação. É necessário organizar campanhas e meios para resgatar essas pessoas. São distintas as ações para trazer os não vacinados e os faltosos. O SUS sabe fazer, tem experiência anterior. Uma medida importante seria reservar sempre doses para quem não tem nenhuma dose e para aqueles que precisam da segunda.”, apontou a pesquisadora.

A pesquisa também já calculou que cerca de 11% ou 44 milhões de brasileiros que deveriam ter recebido a segunda dose ainda não compareceram aos postos. Ligia Bahia, explicou que, mesmo com metade das pessoas com o esquema vacinal completo, ainda não é suficiente para voltarmos à vida normal.

“Precisamos alcançar cobertura com duas doses de pelo menos 50 a 60% do grupo prioritário para obtermos a redução sustentada de casos graves e óbitos. Vida normal ainda não está no horizonte é imprescindível seguir usando máscaras, álcool em gel e mantendo distanciamento social.”, apontou Bahia.

O vice-presidente a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), doutor Renato Kfouri, apontou que as taxas de abandono, ou seja, a porcentagem de pessoas que dão início ao esquema vacinal e não terminam, é um fenômeno comum em qualquer campanha de vacinação. Mas ressaltou que, tratando-se da Covid-19, são esperados números bem menores por conta da urgência.

“Com a covid a gente espera uma taxa menor, porque a pandemia causou toda uma alteração na vida das pessoas, tem gente presa em casa, e as pessoas querem voltar à vida normal. Isso acontece porque a pessoa achou que já estava protegida, porque esqueceu, porque não conseguiu ir no dia. E quanto mais longo o intervalo entre as doses, maior a chance de abandono.”, afirmou o vice-presidente da Sbim.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ouvidos pela CNN repudiaram também a prática dos “sommeliers de vacina”, como são chamadas as pessoas que vão aos postos de vacinação em busca de imunizantes específicos contra o novo coronavírus. Essas pessoas chegaram a criar grupos nas redes sociais para se ajudarem na procura da vacina de preferência. Para a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, a tentativa de escolher um determinado imunizante não tem base científica.

“Não há o menor sentido em fazer escolha de vacina. Ninguém deve fazer isso sem estar baseado em dados científicos. Todos devem tomar os imunizantes conforme a disponibilidade em cada região”, disse Dalcolmo.

O doutor Renato Kfouri, ressaltou a segurança de todos os tipos de imunizantes disponíveis no Brasil atualmente. Ele também explicou que a decisão individual de escolher qual tipo de vacina tomar pode afetar o coletivo.

“É uma bobagem esse tipo de pensamento atualmente. Porque cada semana que você deixa de se vacinar pode significar sua vida ou a vida de uma pessoa. Coletivamente falando, quanto mais rápido a gente vacinar, mais rápido a gente diminui a doença e volta a vida normal para todos. Todas as vacinas são extremamente seguras e todas tem uma elevadíssima eficácia contra as formas graves da doença”, afirmou Kfouri.

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf