Trump é indiciado por sonegação fiscal

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brandon Bell/Getty Images/AFP

A Organização Trump, que pertence à família do ex-presidente dos EUA Donald Trump, e um de seus principais executivos financeiros, Allen Weisselberg, foram indiciados por crimes fiscais pela promotoria de Manhattan, em um processo que deve ser formalizado nesta quinta (1º), segundo disse à agência de notícias Reuters uma pessoa próxima ao tema. Espera-se que Weisselberg se apresente às autoridades.

As acusações, feitas pelo promotor Cyrus Vance, dizem respeito à evasão de impostos sobre vantagens adicionais concedidas a funcionários do grupo, que gere diversas empresas do republicano. No caso específico de Weisselberg, 73, ele teria recebido benefícios, como um apartamento e carros de luxo no valor de centenas de milhares de dólares, que, no entanto, não constavam em declarações fiscais.

Entrevistas feitas pela promotoria de Manhattan com 18 pessoas ligadas ao executivo, assim como a revisão de arquivos e registros financeiros, mostraram a relação próxima que o funcionário tem com Trump, com quem trabalha há cerca de 50 anos. “Allen é um soldado”, disse John Burke, um ex-executivo de Trump, ao jornal The New York Times. “Ele era bom para fazer o que Donald queria que ele fizesse.”

A ex-esposa de Barry, primogênito de Weisselberg, ajudou a promotoria na investigação após um divórcio turbulento e definiu a relação do ex-sogro com Trump como “Batman e Robin”. Há a expectativa de que, com as acusações, Weisselberg passe a colaborar com a promotoria, algo que se negou a fazer até agora.

Na segunda, o advogado de Trump, Ronald Fischetti, afirmou ter sido informado pelos promotores de que o ex-presidente não seria indiciado na investigação. A organização que leva seu nome, porém, caso condenada, pode receber multas, além de perder muitos parceiros comerciais.

Em meio a esse cenário, o republicano retomou uma agenda de comícios. O primeiro foi no estado de Ohio, no último sábado. Em seus discursos, Trump tenta imprimir a imagem de que está sendo perseguido político e judicialmente e, na segunda, em um comunicado, alegou que os procuradores do caso são parciais e que as acusações contra sua organização não constituem crimes.

O promotor Vance, um democrata, vem investigando Trump há cerca de três anos e examinou diversos possíveis delitos, como a manipulação dos valores de imóveis para reduzir o pagamento de impostos. O foco da acusação atual, de evasão de impostos relacionados a benefícios adicionais para funcionários, cresceu no último ano. O gabinete da procuradora-geral de Nova York, a também democrata Letitia James, somou forças ao trabalho da promotoria de Manhattan.

O indiciamento desta quarta é apenas a ponta do iceberg de uma investigação maior dos negócios de Trump, que deve ter mais desdobramentos em breve. O republicano se tornou o primeiro presidente americano a enfrentar dois processos de impeachment, dos quais foi absolvido. Pelos discursos de ódio que propaga, também sofreu retaliações de redes sociais: foi banido do Twitter e do Facebook.

Folha de S. Paulo

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf