UNE tem primeira presidente negra

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/ UNE

Em quase 84 anos de história, a União Nacional dos Estudantes (UNE) jamais teve uma presidente eleita – entre os 55 que já ocuparam o cargo –, como Bruna Chaves Brelaz (foto em destaque).

Nascida em Manaus, no Amazonas, a estudante de direito de 26 anos tornou-se, ao assumir o cargo nesse domingo (18/7), a primeira mulher negra e do Norte do país a comandar a entidade, um dos principais espaços de lutas sociais e a mais importante do movimento estudantil brasileiro.

Baseando-se em sua própria experiência de vida, Bruna enxerga a oportunidade de amplificar vozes de mulheres, negros e pobres em políticas educacionais.

A jovem cresceu em Petrópolis, bairro carente de Manaus, e foi a primeira da família, por parte de mãe, a entrar em uma faculdade. Ela cursou pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) graças às cotas para estudantes de escolas públicas.

“A falta de perspectiva de entrar nas universidades é muito persistente, e o movimento estudantil me ajudou a enxergar, de uma outra forma, o acesso ao ensino superior”, contou, em entrevista ao Metrópoles nessa segunda-feira (19/7).

Bruna começou a se engajar em pautas sociais em 2011, quando era secundarista e participou de manifestação contra o aumento da tarifa do ônibus, em Manaus.

Aos 20 anos, em 2014, foi eleita presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas.

Depois, mudou-se para Brasília, onde foi diretora de Relações Institucionais da UNE, e desde 2019 vive em São Paulo. Ela foi a tesoureira da entidade nesses últimos dois anos, durante a gestão do agora ex-presidente da organização Iago Montalvão, quando conta ter sido alvo de perseguição do governo Bolsonaro.

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub provocava, reiteradamente, a entidade, e chegou a publicar uma medida provisória (hoje sem validade) que instituía novas identidades estudantis (IDs) digitais. Uma das ideias era, como admitiu, “quebrar” a UNE.

“Todas as gerações que passaram pela União Nacional dos Estudantes pavimentaram o caminho para que a gente possibilitasse popularizar as universidades. Quando entra o governo Bolsonaro, partiu-se de um princípio de desmontar esse projeto”, dispara Bruna.

Bruna avalia que o impeachment do atual chefe do Executivo federal é uma exigência “para ontem” e que Bolsonaro distanciou a possibilidade de continuar um caminho de avanços por mais pluralidade nas universidades.

“Nós temos um próximo período de muitas lutas, em que os estudantes vão precisar fortalecer ainda mais as mobilizações de rua pelo ‘Fora, Bolsonaro’, porque os estudantes têm projetos, e Bolsonaro não tem projeto para a educação do país”, afirma a nova presidente da UNE.

“Com Bolsonaro, a gente não tem espaço para poder dialogar sobre um projeto de educação. Ele nos tirou todas as perspectivas; desconstruiu tudo aquilo que nós montamos, tijolinho por tijolinho, mobilização por mobilização, para que houvesse a garantia de mais financiamento da universidade, mais proteção e garantia da entrada do povo mais pobre da universidade”, complementa a Bruna.

A UNE mobiliza estudantes a participar de manifestações nos próximos dias 24 de julho e 11 de agosto.

Metrópoles

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf