Vacinação de adultos em SP termina dia 16/8

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Folha

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (28) que a vacinação de adultos no estado de São Paulo com a primeira dose da vacina contra o coronavírus será finalizada até dia 16 de agosto.

O governador também anunciou o início da vacinação de adolescentes no dia 18.

Conforme informou a coluna Mônica Bergamo, Doria voltou antecipar o calendário de vacinação em São Paulo. Antes, a imunização dos maiores de 18 anos com a primeira dose tinha previsão de fim em dia 20 de agosto.

“O dia da esperança, que era o dia 20, agora estamos antecipando para o dia 16 de agosto a imunização de todos os adultos com mais de 18 anos no nosso estado”, disse Doria, em sua primeira coletiva após se recuperar de uma infecção por coronavírus.

A vacinação dos adolescentes começará pelo público com comorbidades. Antes, a vacinação estava prevista para o dia 23 de agosto.

O governador disse que a antecipação foi possível porque o estado comprou 4 milhões de doses da Coronavac, que já chegaram e foram distribuídas.

Atualmente, 35 milhões de doses da vacina foram aplicados. Segundo o governo, na população adulta (35,3 milhões) do total de 46,3 milhões, 76,1% foram vacinados com a primeria dose. Parcela de 27,5% completou o esquema vacinal.

Já o publico que será atendido de adolescentes de 12 a 17 anos soma 3,2 milhões de pessoas.

​Doria também anunciou o aumento do horário de funcionamento do comércio a partir de 1º de agosto, hoje às 23h, será estendido até a meia noite. A capacidade de ocupação passará dos atuais 60% para 80%.

As medidas valerão de 1º até 16 de agosto.

A partir do início do próximo mês, também não haverá mais toque de restrição na madrugada.

A partir de 17 de agosto, com adultos vacinados, Doria anunciou que não haverá mais limites de ocupação ou de horário.

Doria disse que a vida está voltando ao normal, mas pediu para a população continuar se prevenindo ao usar máscaras e álcool em gel.

De acordo com o governo, há uma melhora expressiva relacionada ao processo de vacinação. Na última semana, a redução foi de 20,6% nos casos; 18,3% nas internações; e 9,6% nas mortes.

A ocupação dos leitos de UTI voltados a coronavírus tem uma taxa de 54%.

O governo também anunciou o início de um programa chamado Noites Solidárias, voltado à população em situação de rua.

O programa incluirá acolhimento emergencial para 400 pessoas na estação do metrô Pedro II (linha vermelha, próximo à praça da Sé).

A ação vai oferecer abrigo para essa população, principalmente na capital paulista. Segundo Doria, haverá acolhimento das 20h às 8h, com garantia de agasalho e alimentação.

O vigário do Povo de Rua de São Paulo, padre Julio Lancellotti, disse que membros do grupo atuarão também nesse espaço emergencial de acolhida. O padre citou a abertura inédita do metrô, e também afirmou que a Casa de Oração do Povo da Rua também estará aberta, além de equipes de pastoral circulando pela cidade com alimentação e agasalhos.

“Cada um leve quando sair de casa um pequeno kit de sobrevivência, um par de meia, um agasalho, uma bebida quente. E se você encontrar uma pessoa em situação de rua no teu caminho, vai até ele, expresse o seu carinho, a sua atenção”, pediu o padre.

O governador disse que houve a criação de 3.000 vagas, além do recebimento de 83 mil cobertores térmicos doados pela iniciativa privada. “Não são cobertores baratos nem usados”, disse Doria.

Além disso, segundo o governador, setores do comércio doaram 23 mil agasalhos.

Ricardo Nunes, prefeito de SP, disse que estão montadas cinco tendas para a população em situação de rua na capital.

“Faremos a distribuição de 5.000 pratos de sopa por noite. Não está escrito aí, mas também terá chocolate quente, agasalho, cobertores e os kits de higiene. E também terá o atendimento médico, com a visita das equipes de consultório de rua”, disse Nunes.

VEJA CALENDÁRIO
Até dia 29 – 30 a 34 anos

30 até 4 de agosto – 28 e 29 anos

5 a 9 de agosto – 25 a 27 anos

10 a 16 de agosto – 18 a 24 anos

18 a 29 de agosto – adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas

30 de agosto a 5 de setembro – 15 a 17 anos

6 a 12 de setembro – 12 a 14 anos

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf