Vacinação em SP omite cor dos vacinados em áreas ricas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rubens Cavallari – 23.jun.2021/Folhapress

Um estudo sobre a epidemia da Covid-19 na cidade de São Paulo revela que a campanha de vacinação na capital enfrenta uma subnotificação racial: mais da metade (61%) das pessoas que receberam o imunizante não tiveram sua cor identificada pelo sistema de saúde.

Mais: o não-preenchimento do campo chega a 93% em áreas com maior padrão de renda e população majoritariamente branca. Os dados são do Instituto Pólis e consideram óbitos e aplicações de imunizantes feitas até 19 de junho deste ano.

“Conhecer o perfil da população vacinada, e isso inclui sua raça, é importante para o monitoramento da campanha de vacinação, assim como de qualquer outra política pública”, afirma a coordenadora-geral do Pólis, Danielle Klintowitz. “O padrão de omissão da informação pode ser entendido como sintoma do racismo estrutural dentro do sistema de saúde e do modo com que se opera a produção de dados”, segue.

O estudo ainda aponta, a partir de dados cruzados, que os bairros que concentram a maior parte das populações negra e de baixa-renda da capital são também os que têm os menores índices de vacinação —e os que seguem registrando mais mortes de pessoas abaixo dos 60 anos.

“Não é certo repetir o mesmo modus operandi da primeira fase da vacinação em que a priorização, exclusivamente etária, concentrou doses nos lugares que apresentam menores taxas de óbitos, agudizando as desigualdades”, afirma o Pólis.

O estudo é assinado pelos pesquisadores Danielle Klintowitz, Jorge Kayano, Lara Cavalcante e Vitor Coelho Nisida, do Instituto Pólis, Deivison Mendes Faustino, da Unifesp, e Olinda do Carmo Luiz, da USP.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf