Voto impresso deve ser enterrado hoje pela Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TRE/PA

Enquanto a maior parte dos funcionários do Congresso Nacional limpava as gavetas para aproveitar as férias no recesso parlamentar, um grupo de deputados colocava em prática uma articulação para matar no nascedouro a proposta do voto impresso na Câmara dos Deputados.

Na tarde desta quinta-feira, 20 integrantes da comissão especial do voto impresso se insubordinaram contra o comando bolsonarista e aprovaram uma inusitada auto-convocação do colegiado. A comissão tem 34 membros.

O plano é submeter à comissão nesta sexta-feira o projeto do deputado Filipe Barros (PSL-PR), que implementa o voto impresso, e derrotá-lo ainda antes do início do recesso, neste sábado.

Em seguida, querem nomear novo relator, desta vez contrário ao voto impresso em 2022, para produzir um novo documento e enterrar de vez o assunto. Isso porque, sem o aval da comissão, o projeto do voto impresso não pode ser levado ao plenário da Câmara.

“Não digo que é ruim, sou até a favor, mas não dá tempo para o ano que vem”, afirma deputado Hildo Rocha (MDB-MA). Nas palavras de um dos deputados que participaram da articulação, a ideia é “encerrar a discussão do voto impresso e seguir em frente”.

A auto-convocação foi pilotada por Rocha e teve a adesão de membros de 12 partidos. Juntou MDB, PT, PSDB, PDT, Solidariedade, PC do B, PV, Republicanos, PSOL, DEM, PSD e até o Patriota, ao qual Bolsonaro cogita – ou cogitava– se filiar para tentar a reeleição em 2022.

Esse mesmo grupo vinha tentando votar o projeto de desde o final de junho, quando líderes de onze partidos que se declararam contrários à impressão do voto no processo de apuração dos resultados das eleições.

Em seguida, esses líderes trocaram deputados que compunham a comissão por parlamentares comprometidos em votar contra o projeto defendido por Jair Bolsonaro.

Ao perceber que estavam em minoria, o presidente da comissão, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), e o relator Barros, passaram a adiar a votação, e os líderes do bloco anti-voto impresso então começaram a cogitar a auto-convocação.

Mas como normalmente cabe ao presidente da comissão marcar as sessões e determinar a pauta, primeiro decidiram tentar um acordo. Não queriam que parecesse uma provocação ao presidente Jair Bolsonaro, que tem no voto impresso sua principal bandeira no Congresso. Não funcionou.

Ao longo do processo, Barros acenou com a possibilidade de acordo na confecção de seu relatório, mas todas as pontes acabaram cortadas quando ele apresentou um parecer que, segundo os deputados, “acaba com o voto eletrônico”, ao determinar que a apuração leve em conta apenas os registros impressos, cabendo à contagem eletrônica apenas em casos de falhas ou em locais ainda não atendidos pela mudança.

Na semana passada, o presidente da República chegou a dizer que “sem voto impresso não terá eleição em 2022”. Em seguida deu outra versão à frase, dizendo que só a impressão na apuração garantirá a lisura necessária para considerar o pleito uma verdadeira eleição.

Tais declarações, aliadas à informação de que oficiais de alta patente compartilham da posição de Bolsonaro, levaram os líderes a concluir que, se esperassem para decidir a questão depois do recesso, poderiam ser atropelados por alguma ofensiva de ameaças e manifestações bolsonaristas. “Vai ter eleição sim, e com urna eletrônica”, diziam ontem os deputados do grupo anti-voto impresso nos corredores do Congresso.

Resultado: quase ao mesmo tempo em que o plenário aprovava a lei orçamentária que permite triplicar a verba do fundo eleitoral em 2022, o grupo protocolou a convocação da sessão para a tarde desta sexta-feira. Segundo eles, com 18 deputados presentes já será possível derrubar o relatório de Filipe Barros.

Atropelados, os bolsonaristas ainda tentam conseguir uma saída de última hora para evitar a derrota. Eles vão tentar melar a reunião retirando deputados da sala e impedindo que haja quórum para a votação, o que empurraria a discussão para agosto.

Quando a sessão começar, às 15h desta sexta-feira, quase todo o Congresso estará às moscas. Mas nem por isso vai dar para dizer que está tudo tranquilo no Parlamento.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf