45% dos casos de covid no Rio são por variante delta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Casos de Covid-19 provocados pela variante Delta já correspondem a quase metade de todos os registros na cidade do Rio de Janeiro. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ). A cepa indiana é considerada a mais transmissível em circulação pelo mundo atualmente.

O índice é resultado de uma análise de 368 amostras realizada no estado do Rio de Janeiro. Foram identificados casos em 38 dos 92 municípios.

“Do total de amostras genotipadas, que a gente consegue identificar qual é a variante, 45% deste total foi de variante Delta. Então, a SES-RJ estima que 45% dos casos de Covid na cidade já sejam desta variante”, explicou o secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz, à TV Globo.

No estado todo, 26% das amostras coletadas são da variante Delta. Em meados de julho, quando houve quatro mortes em municípios da Baixada Fluminense, o índice era de cerca de 16%.

A secretaria informou também que a variante Delta pode se tornar mais frequente que a Gama, também conhecida como P.1, identificada em Manaus (AM). No momento, o índice da variante é de 66,58%, sendo ainda a mais incidente.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), já é considerada a transmissão local da cepa indiana.

A SES-RJ informou também que, a partir de agosto, o sequenciamento genômico no estado terá duas etapas. Na primeira, serão analisadas 300 amostras de pacientes internados em nove hospitais das nove regiões que integram a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica. Em seguida, serão usadas amostras aleatórias coletadas na rede ambulatorial. O objetivo é monitorar qual variante tem causado mais internações.

Até terça-feira, 62 pessoas eram mapeadas com a variante Delta na cidade do Rio.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf