Aécio faz apologia ao voto impresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta quinta-feira (12), em entrevista à CNN Brasil, que a discussão em torno da Proposta de Emenda à Constituição 135/19, conhecida como PEC do voto impresso, foi interditada e desvirtuada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que era favorável a medida.

Aécio foi o único que se absteve de votar na última terça-feira (10) em sessão na Câmara dos Deputados. Foram 229 votos favoráveis, contra 218 contrários, mas mesmo com o placar favorável, a medida não alcançou os dois terços suficientes para ser aprovada.

“Essa discussão foi interditada e desvirtuada. Porque o presidente da República transformou isso num ativo político. Impediu que tantas pessoas de bem do Brasil pudessem discutir efetivamente. Vamos ficar para sempre com essa urna de primeira geração ou vamos aprimorá-la? Como fez o mundo inteiro? O mundo democrático que utilizar a urna eletrônica busca um tipo de comprovação. Para que a população acredite que ela é mais confiável”, disse Aécio.

O ex-governador de Minas Gerais afirmou que tem “oposição clara ao voto impresso”. Sobre sua ausência, justificou que “é uma demonstração clara de que eu não preciso me aliar àqueles que acham que apenas a posição do presidente Bolsonaro a favor do impresso modifique posições históricas nossas. Eu, desde 2015, como todo meu partido votamos a favor do aprimoramento das urnas eletrônicas.”

Aécio ainda disse que não sabe se vai “estar na ativa a partir de 2022”. Ele foi candidato à presidência da República em 2014 e foi derrotado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no segundo turno.

Sobre às eleições presidenciais e a intensa disputa dentro do PSDB, o deputado federal se colocou a favor do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e do senador do Ceará Tasso Jereissati.

Em nenhum momento ele citou o governador de São Paulo, João Doria, que se coloca como um dos nomes dentro da disputa ao Palácio do Plano dentro do partido.

Os dois já haviam tido um embate, quando Aécio disse também em entrevista à CNN Brasil que a candidatura de “terceira via” para a corrida presidencial de 2022 não precisaria, necessariamente, ser encabeçada pelo PSDB. O deputado ainda disse que o nome de Doria poderia levar o PSDB “ao isolamento absoluto” e explicou que teme que a legenda se transforme em “partido nanico”.

Doria rebateu afirmando que o PSDB terá, sim, um candidato à Presidência da República em 2022. “O fracasso subiu à cabeça de Aécio Neves. Aécio não gosta de eleição, gosta de conchavão, que foi o que ele fez com o governo Jair Bolsonaro, votando em Arthur Lira e mobilizando alguns deputados do PSDB para apoiar Lira”, afirmou Doria, relembrando o apoio do ex-governador de Minas Gerais à eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara.

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf