Afeganistão derruba apoio a Biden

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brendan Smialowski – 16.ago.21/AFP

A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, caiu em 7 pontos percentuais e atingiu o nível mais baixo até aqui, depois do colapso do governo do Afeganistão e da retomada do poder local pelo Taleban, no último fim de semana, que se seguiram à retirada de tropas americanas do país.

O governo local era apoiado pelos americanos, e a troca de poder fez com que milhares de civis e conselheiros militares afegãos tentassem fugir em busca de segurança, com cenas de caos no aeroporto local.

A pesquisa nacional de opinião Reuters/Ipsos, realizada na segunda-feira (16), apontou que 46% dos adultos americanos aprovam o desempenho de Biden no cargo, o menor número registrado nos levantamentos semanais de uma série que começou no início do governo do democrata, em janeiro.

O número é 7 pontos menor do que os 53% indicados em pesquisa Reuters/Ipsos similar, divulgada na sexta-feira (13). A pesquisa, que ouviu 947 americanos, tem margem de erro de 4 pontos percentuais.

Um outro levantamento da Ipsos, também conduzido na segunda-feira, mostrou que menos da metade dos americanos aprovam a maneira com que Biden conduziu as Forças Armadas e as iniciativas diplomáticas no Afeganistão neste ano.

O presidente, que no mês passado elogiou as forças afegãs por serem “tão bem equipadas quanto qualquer outra no mundo”, foi avaliado de maneira mais negativa do que os outros três mandatários que governaram durante a guerra mais longa patrocinada pelos EUA (inclusive George W. Bush, que a iniciou).

O levantamento aponta ainda que 75% dos americanos apoia a decisão de enviar militares ao Afeganistão para ajudar na evacuação. Segundo a pesquisa, 68% das pessoas disseram que a guerra “ia terminar mal, não importa quando os EUA deixassem o país”.

Nesta terça, a Casa Branca disse que Biden conversou com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e que os dois acertaram uma reunião virtual do G7, na semana que vem, sobre a situação do Afeganistão.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf