Assassinatos explodem em Roraima e no Amazonas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Raphael Alves / Agência O Globo

Na contramão da maior parte do Brasil, dois estados do Norte, Roraima e Amazonas, tiveram as maiores altas nos assassinatos no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período em 2020, com 40,4% e 35,6% de aumento, respectivamente. Também registraram crescimento das mortes violentas Maranhão, Piauí, Paraíba e Bahia, no Nordeste. As informações são do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios realizado pelo G1.

O Ceará, que em 2020 vinha apresentando o maior aumento dos assassinatos de todo o país, nos primeiros seis meses deste ano registrou a maior queda, de 28,8%.

Considerando todo o Brasil, o índice caiu 8%. No primeiro semestre de 2021, foram registradas 21.042 mortes violentas no país, em comparação com 22.838 no mesmo período de 2020. São 1.796 a menos.

O levantamento contabiliza vítimas de homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte e é realizado em parceria com Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A redução dos assassinatos em território brasileiro neste ano ocorre após uma alta em 2020, que por sua vez foi registrada depois de dois anos em queda.

Alta em Roraima e Amazonas
Autoridades de segurança pública e especialistas afirmaram ao G1 que uma das explicações para a alta nos assassinatos em Roraima é a disputa de território pelo tráfico de drogas por grupos de facções rivais.

Da mesma forma, no Amazonas, apontaram que o aumento da violência está relacionado ao tráfico: 80% dos homicídios no estado são consequência da disputa pelo mercado de drogas, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Queda no Ceará
Entre janeiro e julho de 2020, foram contabilizados 2.245 assassinatos no Ceará. No mesmo período em 2021, foram registradas 1.599 mortes violentas no estado.

Apesar da queda, segundo o monitoramento, o Ceará continua como um dos cinco estados mais violentos do Brasil. À sua frente estão Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo.

Ao G1, especialistas em segurança pública afirmaram que a queda no Ceará é positiva, mas consideram que dois fatores tornaram o ano passado atípico e levaram a números elevados no estado: o motim da Polícia Militar e o início da pandemia do coronavírus com medidas de restrição mais rígidas, uma vez que é em casa ou nas redondezas que a maioria dos assassinatos ocorrem.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf