Atleta de Belarus não quer voltar para casa e pede asilo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A atleta olímpica Krystsina Tsimanouskaya solicitou um asilo na embaixada da Polônia em Tóquio, segundo ativistas bielorrussos. A velocista de Belarus afirma que a comissão olímpica de seu país tentou levá-la para casa contra a sua vontade.

Segundo a Reuters, os oficiais consulares poloneses não quiseram comentar o caso. Mas o ministro de Relações Exteriores da Polônia, Marcin Przydacz, afirmou no domingo (1º.ago.2021) que o governo polonês ofereceu um visto humanitário a Kryscina e que ela pode se dedicar à carreira esportiva no país, se desejar.

“A Polônia está pronto para ajudar Kryscina Tsimanouskaya”, disse Przydacz em seu perfil do Twitter.

 

A situação com Kryscina e a Belarus começou, segundo a AP, depois que a atleta criticou, em seu perfil do Instagram, a forma como a comissão técnica estava conduzindo a equipe de velocistas. Ela afirmou que tinha sido designada para o revezamento de 4×400 metros, mas nunca tinha feito essa prova. Ela deveria correr os 200 metros.

Depois da mensagem nas redes sociais, a comissão a teria levado à força ao aeroporto para que ela voltasse a Belarus. No local, ela chamou a polícia japonesa para não embarcar no voo.

À Reuters, Kryscina afirmou que o técnico principal da delegação afirmou que, por uma ordem “de cima”, ela teria que ser removida. Mas ela se recusa a voltar. “Eu não vou retornar para Belarus”.

Além da Polônia, a República Tcheca também ofereceu asilo à Kryscina. Jakub Kulhanek, ministro das Relações Exteriores do país, afirmou que a oferta já foi realizada. “As autoridades japonesas acabam de nos confirmar que a atleta bielorrussa Kryscina Tsimanouskaya recebeu a nossa oferta de asilo”, disse em seu perfil no Twitter.

As ofertas de asilo foram acompanhadas de críticas ao governo de Alexander Lukashenko, líder de Belarus. O Comitê Olímpico Nacional do país é comandado pelo filho de Lukashenko, Viktor.

À AP, o COI (Comitê Olímpico Internacional) afirmou que está investigando o que aconteceu e que pediu explicações ao comitê bielorrusso. Os Lukashenkos foram banidos dos Jogos de Tóquio antes do início do evento por relatos de atletas de que sofriam represálias e intimidações.

Lukashenko foi reeleito em agosto de 2020 para um novo mandado de 5 anos em Belarus. Há suspeitas de fraudes na eleição, que não pode ser acompanhada por órgãos de controle internacional. O resultado gerou protestos em todo o país.

No poder desde 1994, Lukashenko é chamado de “o último ditador da Europa”. Em maio, o governo de Belarus prendeu um jornalista e ativista contrário ao presidente depois de desviar um voo comercial. O ato foi criticado por líderes europeus, que afirmaram que Lukashenko sequestrou o avião para prender o opositor.

Poder 360

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf