Banqueiros pressionam Lira por atos fascistas e ele minimiza

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira em São Paulo que “não haverá nada” no dia 7 de setembro, em referência aos protestos de militantes bolsonaristas e de oposição marcados para o Dia da Independência. A uma plateia formada majoritariamente por empresários do setor financeiro, em São Paulo, Lira disse que o Congresso é reformista e que tem trabalhado para reduzir conflitos.

Lira não fez comentários, no entanto, sobre a escalada contra o Supremo Tribunal Federal promovida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que nesta semana teve negado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o pedido de impeachment que formulou contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

— Nunca se falou tanto em 7 de setembro na história do Brasil (…). Só se fala em 7 de Setembro, o humor das bolsas e dos mercados está na hipótese do 7 de Setembro. Pelo amor de Deus, não haverá nada no 7 de Setembro. A gente tem que se esforçar para que os movimentos de rua aconteçam e sejam pacíficos, grandes ou pequenos, isso é irrelevante — afirmou Lira.

— O Congresso apazigua as crises políticas. Todos aqui têm que, numa questão muito prática, concordar comigo que, de uma maneira ou de outra, o presidente Bolsonaro é quem pauta esse país. Certo ou errado, pautou com a situação do voto impresso e agora com o 7 de Setembro — ressaltou.

Afirmou também que tem trabalhado “para distensionar, diminuir, dirimir, exterminar” com conflitos entre os poderes. As declarações foram dadas durante evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Esfera BR.

Lira também afirmou que o pagamento de precatórios (desembolsos determinados à União pela Justiça) não pode estourar o teto de gastos. Ele declarou apoio a uma solução negociada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, com o governo e o Congresso.

— Com relação a precatórios a melhor solução é a mista, para que o presidente (do STF) Fux consiga chegar a uma solução, com o auxílio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), garantindo a responsabilidade do teto de gastos e sem possibilidade de calote — afirmou.

A solução está sendo negociada por integrantes do governo federal e do Congresso com o STF e poderá liberar R$ 33 bilhões do Orçamento sem a necessidade de aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

As despesas com os precatórios já foram classificadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como um “meteoro” para as contas públicas. O ministro propôs uma PEC para parcelar estes gastos.

Para o próximo ano, o governo precisará pagar R$ 89,1 bilhões em despesas judiciais, valor que inviabiliza o novo programa social que Bolsonaro quer lançar, e que substituirá o Bolsa Família.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf