Bolsonaristas apagam vídeos com ataques às urnas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pixabay

Após o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, determinar a desmonetização a perfis e canais investigados por disseminar desinformação sobre as eleições no Brasil, cerca de 25 canais alinhados ao presidente Jair Bolsonaro no YouTube apagaram ou tornaram privados 263 vídeos com ataques ao sistema eleitoral no país.

De acordo com informações de O Globo, a checagem foi realizada pela empresa de análise de dados Novelo Data, que filtrou as publicações na plataforma, e constatou que alguns canais excluíram os vídeos ou “esconderam” as filmagens com desinformações ao privá-los do acesso ao público.

Segundo o Novelo Data, entre os vídeos deletados estão dois ligados ao youtuber bolsonarista Fernando Lisboa, do “Vlog do Lisboa”, sendo um sobre a live realizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no mês passado no qual o presidente destilou mentiras sobre suposta fraudes nas urnas eletrônicas, mas ao final admitiu não ter provas para corroborar suas acusações, e outro no qual diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “só ganha com fraude nas urnas”.

O corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Felipe Salomão, determinou na segunda-feira (16) que plataformas digitais parem de remunerar canais e perfis que, segundo a decisão judicial, disseminam informações falsas sobre as eleições no Brasil.

Salomão autorizou a interrupção dos pagamentos após pedido da Polícia Federal ao TSE. Os perfis recebem dinheiro das plataformas principalmente por meio da veiculação de publicidade em seus conteúdo. No caso de YouTube e Twitch, também há a possibilidade de receber doações e obter renda com a inscrição de apoiadores nos canais.

O ministro também mandou as plataformas pararem de recomendar canais e vídeos de conteúdo político “relacionados aos ataques ao sistema de votação e à legitimidade das eleições”, sem proibir, no entanto, a pesquisa feita por usuários por meio de palavras-chave.

Entre os canais e perfis citados estão o “Terça Livre, “Folha Política”, “Jornal da Cidade On Line” e “Oswaldo Eustáquio” no YouTube, no Instagram e no Twitter. No Twitch.TV foram desmonetizados “Terça Livre e “Vlog do Lisboa”. Veja aqui a lista completa.

Todos os canais e perfis citados são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que tem atacado publicamente o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e feito acusações falsas sobre o processo eleitoral no Brasil. Barroso também integra o STF (Supremo Tribunal Federal). A pedido do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, incluiu Bolsonaro na investigação aberta pela Corte sobre a disseminação de notícias falsas sobre o Supremo e seus integrantes.

Na decisão, Salomão disse que os alvos das medidas não veiculam “críticas legítimas” ou propõem soluções para aperfeiçoar o processo eleitoral, mas sim denúncias falsas de fraude que já foram desmentidas “inclusive pela própria Polícia Federal”. Segundo o ministro, tal prática, “em larga escala, tem o potencial de comprometer a legitimidade das eleições”.

Ainda de acordo com o corregedor-geral do TSE, “quanto mais se atacam as instituições e o sistema eleitoral, mais proveito econômico os envolvidos obtêm.”

“A receita auferida pelos criadores dos canais, páginas e perfis encontra-se diretamente relacionada ao alcance e à repercussão do material disponibilizado. Quanto mais views e audiência, maior o retorno financeiro. Isso acaba por estimular a continuidade dos ataques, os quais notadamente tornam-se cada vez mais fortes, virulentos e despropositados, a fim de não só manter engajada a base original de apoiadores como também trazer novos ouvintes e/ou leitores”, escreveu Salomão.

O ministro também afirmou que sua decisão não representa “ofensa” ao direito de livre manifestação porque não impede “o livre trânsito das ideias”, mas “apenas se retira a possibilidade momentânea de aferição de lucro por meio de desinformação.”

O magistrado deixou de fora da decisão os canais, páginas e perfis mantidos por autoridades públicas, “porque tais instrumentos são relacionados ao exercício de suas funções”. Salomão também não incluiu “parte residual do conteúdo em que não vislumbrei, ao menos neste primeiro exame, atos ofensivos à democracia e ao sistema eleitoral”, e disse que cabe à PF “aprofundar a análise (…) quanto a estes últimos.”

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf