Bolsonaristas procuraram aval de militares para atos violentos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A cúpula das Forças Armadas foi avisada formalmente sobre o movimento convocado para 7 de setembro. Integrantes da organização do protesto fazem ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso e se tornaram alvos, nesta sexta-feira, 20, de mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. A informação do alerta às Forças Armadas está em um dos vídeos de divulgação do ato, publicado no dia 12 de agosto, em canal no YouTube.

Na gravação, Bruno Henrique Semczeszm, um dos arrolados entre os 29 mandados de busca executados pela Polícia Federal, hoje, afirma que “uma equipe do movimento 7 de setembro entregou em Brasília um documento oficial informando os comandantes das três Forças Armadas sobre a realização do evento”.

Em seguida, aparece Wilson Koressawa, em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, dizendo que protocolou os documentos para as três Forças. “Isso aqui é para demonstrar a seriedade do nosso trabalho”, afirma.

Koressawa se apresenta como ex-juiz e ex-promotor de Justiça e já disputou ao menos três eleições para deputado distrital. Ele funciona como uma espécie de assessor jurídico do movimento e não foi alvo dos mandados do STF.

Em 2020, ele recebeu o apoio de ativistas do grupo “300 do Brasil” ao protocolar no Superior Tribunal Militar (STM) pedidos de prisão de vários governadores e de ministros do STF.

Bruno Henrique Semczeszm publica conteúdos de direita no Portal Brasil Livre, que está ligado à organização do evento em Brasília. Simpatizante da Sociedade de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, foi o responsável por traduzir uma entrevista de Beatrix Von Storch, deputada extremista da Alemanha, distribuída pelo grupo. No pedido ao STF, a Procuradoria-Geral da República classificou o militante como alguém do “núcleo ideológico” do movimento.

Na decisão em que ordenou a busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, o ministro Alexandre de Moraes citou que um dos alvos, Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, fala, em um vídeo de julho, em “fechar Brasília”, “invadir o STF e o Congresso” e “partir para cima” do presidente e do relator da CPI da Covid para “resolver o problema do (aumento) dos combustíveis no Brasil”.

O plano do movimento, que ganhou os holofotes na semana passada após a divulgação de vídeo e áudio protagonizados pelo cantor e ex-deputado Sérgio Reis, era acampar em Brasília até que seus pleitos fossem atendidos. Eles estruturavam locais para estacionar caminhões, fechar o trânsito na Esplanada dos Ministérios e até para montar uma cozinha comunitária. A decisão de Moraes proíbe os alvos de se aproximarem a menos de 1 quilômetro da Praça dos Três Poderes.

O Estadão perguntou ao Ministério da Defesa, ao Exército, à Marinha e a Aeronáutica quais foram as providências adotadas a partir da comunicação formal do movimento sobre a realização do ato. Não houve resposta até o momento.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf