Bolsonaro deve fazer mais ameaças em evento militar amanhã

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

Por mais que cúpula do Exército tente se manter distante da política e das polêmicas do presidente Jair Bolsonaro – que tem empunhado cada vez mais um discurso golpista contra o STF (Supremo Tribunal Federal) – o Quartel General (QH) do Exército, em Brasília, deverá ser palco de mais um discurso de “convocação” do presidente para os atos do dia 7 de setembro.

Por conta da comemoração do Dia do Soldado, Bolsonaro participará da solenidade no QG na próxima quarta-feira (25) e está prevista uma fala do presidente, que pela Constituição é o chefe Supremo das Forças Armadas.

Em caráter reservado, alguns militares da ativa relataram desconforto com a situação de crise institucional atual e lamentaram o que já preveem como “comparação ao evento dos tanques na Esplanada da Marinha”. Há ainda o receio de que o presidente acabe usando o espaço para uma fala “acima do tom”.

No ano passado, por conta da mesma data, Bolsonaro citou uma frase do patrono do Exército, Duque de Caxias, e afirmou “sigam-me os que forem brasileiros”. O presidente também parabenizou aqueles que defendem a Pátria “com o sacrifício da própria vida”.

Neste ano, apesar de afirmarem desconhecer o teor da fala do presidente, os militares já imaginam que a repercussão tende a ser bastante negativa para a imagem das Forças.

Apesar disso, generais do Alto Comando seguem rechaçando a possibilidade de uma ruptura institucional e afirmam que o Exército não embarcará em nenhuma atitude golpista.

Segundo os militares, a solenidade desta quarta-feira terá exatamente no mesmo modelo de anos anteriores, com entrega de medalhas e desfile. Afirmam ainda que a data e sua celebração está sendo preparada desde abril.

O efetivo estimado para este ano é 1.460 militares e cerca de 90 viaturas, mais ou menos o padrão dos anos anteriores. Até mesmo o discurso “autoridade de maior precedência” é apontado como parte do protocolo.

Protocolo este que certamente ajudará o presidente a inflar seus apoiadores. Do lado dos militares, que não farão o tradicional desfile de 7 de setembro por conta da pandemia, segue o desafio de mantenham perante a sociedade a imagem de que eles estão do lado da lei.

“Não temos como impedir a fala do presidente”, disse um general, em tom de lamento.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf