Bolsonaro está isolando cada vez mais o país, alertam estrangeiros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Presidência da República

Nos organismos internacionais, capitais europeias, nos EUA e mesmo em vizinhos do Brasil, a atitude do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de questionar e eleição e recorrer de forma constante aos militares tem sido recebida com “preocupação”.

Se o assunto é considerado como um tema doméstico do país, a instabilidade de uma eventual ruptura democrática no país já passou a entrar no radar de governos estrangeiros e a tendência é de um maior isolamento do presidente no palco internacional, caso mantenha essas atitudes.

Nesta terça-feira, o presidente indicou que irá realizar um desfile militar em Brasília, no mesmo dia em que o Congresso vota uma proposta de modificação nas urnas, para 2022.

Embaixadores estrangeiros ouvidos pela coluna admitiram que a notícia mobilizou as diplomacias estrangeiras, que informaram suas capitais sobre a “crescente tensão” no país. Os postos estrangeiros em Brasília indicaram que o Brasil é hoje assunto internacional por conta do “tsunami” que uma eventual ruptura democrática pode representar para a região latino-americana. “Se o Brasil cai, a América Latina sai dos trilhos”, admitiu um negociador de assuntos de desarmamento, na ONU.

Na semana passada, enviados do governo de Joe Biden deixaram claro ao presidente brasileiro que não existem problemas, na avaliação deles, no sistema eleitoral brasileiro. O recado foi recebido no Itamaraty como um alerta: não haverá um apoio se a opção for a do confronto.

O tema também desembarcou na Comissão Interamericana de Direitos Humanos e na ONU, que passaram a monitorar a situação brasileira.

Em 2018, a própria OEA enviou uma delegação internacional para monitorar as eleições no Brasil. Em 2020, uma vez mais, houve um acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, para que as votações municipais contassem com o acompanhamento de observadores internacionais.

Com 14 especialistas de nove nacionalidades, o grupo fez uma análise substantiva sobre aspectos técnicos da votação. Um capítulo inteiro foi destinado à tecnologia eleitoral. Em seu informe final, a OEA constatou que “o calendário eleitoral prevê vários mecanismos para testar e auditar o sistema de votação eletrônica”. “Entre eles está o Teste de Segurança Pública, para o qual o TSE convida especialistas externos em tecnologia a testar as barreiras de proteção do sistema”, constatou a OEA.

O desafio, segundo a missão da OEA, seria a falta de publicidade sobre as atividades realizadas durante a fase de a auditoria do dia da eleição. Outro problema destacado pela OEA é a “crescente circulação de notícias falsas, em particular as que visavam desacreditar e minar a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro durante os períodos eleitorais”.

Na Europa, deputados apontam que as imagens de tanques num desfile em Brasília vão tornar uma ratificação do acordo entre Mercosul e UE uma realidade ainda mais distante. “Quem é que vai conseguir vender a ideia de que estamos fechando uma aliança com um governo que respeita os valores democrático?”, questiona um dos parlamentares, na condição de anonimato.

Mesmo dentro do Itamaraty, a constatação é de que o caminho adotado pelo presidente brasileiro pode o afastar ainda mais da comunidade internacional.

Nos últimos dias, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, foi criticado ao retornar ao seu país por ter prestado uma visita a Bolsonaro, durante sua passagem pelo Brasil. A comitiva do português se esforçou em minimizar o encontro, indicando que não se tratava de uma visita de estado e insistindo que ele também havia estado com ex-presidentes brasileiros.

“A viagem do presidente de Portugal mostrou como é delicado, hoje, um encontro de um líder europeu com Bolsonaro”, destacou uma fonte diplomática europeia.

Outro fator que chamou a atenção de diplomatas estrangeiros foi a manutenção de ligações entre a família Bolsonaro e o ex-presidente americano, Donald Trump. Nesta semana, o deputado Eduardo Bolsonaro publicou fotos de sua família com o ex-mandatário da Casa Branca, tecendo amplos elogios ao americano que, hoje, é alvo de críticas duras por parte de grande parte da comunidade internacional e do próprio governo Biden.

Membros de governos estrangeiros qualificaram de “constrangedora” as imagens do deputado com o polêmico ex-presidente americano

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf