Bolsonaro nos fará passar vergonha na Assembleia Geral da ONU

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lucas Jackson/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro deverá participar presencialmente da próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York. Pela tradição da ONU, o presidente brasileiro faz o discurso de abertura da Assembleia, o que está programado para ocorrer mais uma vez.

No ano passado, o evento foi realizado pela primeira vez de maneira virtual, devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, a cerimônia voltará a ser presencial, mas alguns líderes devem enviar mensagens gravadas.

A abertura da Assembleia Geral está programa para o dia 21 de setembro, às 9h no horário local (10h no Brasil). O Palácio do Planalto ainda não confirmou oficialmente a ida de Bolsonaro, mas duas fontes do governo afirmam que ele já tomou a decisão de ir.

Essa será a segunda viagem internacional do presidente brasileiro desde março de 2020. Em maio, Bolsonaro acompanhou a posse de Guilherme Lasso no Equador.

Será uma oportunidade para o primeiro encontro presencial entre Bolsonaro e o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Como o presidente americano é o segundo a discursar, geralmente ocorre um breve encontro entre os dois mandatários nos bastidores.

Bolsonaro, que ainda não se vacinou contra a Covid-19, recentemente disse que pretende tomar uma vacina “aceita no mundo todo” porque precisa viajar, e citou os Estados Unidos e a Europa como prováveis destinos. Os EUA, no entanto, não exigem imunização para a entrada no país, então isso não seria um impeditivo.

Além disso, a ONU garante mais liberdade para as autoridades com visto diplomático que comparecem à Assembleia Geral. Esse foi uma parte do acordo dos EUA com as Nações Unidas para ser uma das sedes da entidade. Por isso, por exemplo, inimigos declarados dos EUA já compareceram ao evento.

Em sua primeira participação na ONU, em 2019, Bolsonaro adotou um tom agressivo e rebateu críticas sobre sua política ambiental, com referências indiretas ao presidente francês, Emmanuel Macron.

No ano passado, em um discurso gravado, o presidente defendeu sua política de combate à Covid-19 e voltou a criticar o que chamou de “desinformação” sobre a Amazônia.

O presidente brasileiro dá o pontapé inicial no evento desde 1955. A honra deve-se não apenas ao fato de o país ter sido o primeiro a aderir à ONU, criada há exatos 75 anos, mas ao papel do então chanceler Oswaldo Aranha na história da organização — ele presidiu a primeira sessão especial da Assembleia e a segunda sessão ordinária.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf