Bolsonaro quer impedir indenização a profissionais de saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule a lei aprovada pelo Congresso Nacional para indenizar profissionais de saúde que, atuando na linha de frente da pandemia, ficaram incapacitados permanentemente devido às sequelas da covid-19.

A norma, válida desde março deste ano, prevê compensações financeiras de até R$ 50 mil, pagas pela União, tanto aos profissionais de saúde que se tornaram inválidos para o trabalho quanto aos cônjuges, dependentes e herdeiros daqueles que morreram em decorrência da doença.

O veto de Bolsonaro à lei foi derrubado pelo Congresso. Com isso, a norma entrou em vigor normalmente, o que levou o governo a acionar o STF pedindo uma liminar para derrubá-la. O presidente assina a ação junto ao seu novo advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco.

Na petição, eles afirmam que a criação de um benefício que vai se estender no tempo para além da pandemia caberia apenas ao Poder Executivo. Além disso, argumentam que o Legislativo não previu qual seria a fonte de custeio desses pagamentos. Eles também classificam a lei de “extremamente imprecisa” e “muito ampla”.

“Ao deliberar sobre o projeto que resultou na Lei nº 14.128/2021, ora impugnada, o Congresso Nacional tinha a obrigação constitucional de apreciar, de modo específico, os impactos financeiros da medida, bem como de prover medidas de compensação permanentes para a cobertura das novas obrigações criadas pela lei, requisitos que não foram cumpridos durante a tramitação legislativa, o que compromete a legitimidade constitucional do diploma”, dizem.

Bolsonaro e Bianco citam que, até o momento, o valor estimado pelo Ministério da Economia para compensar financeiramente as famílias dos profissionais de saúde mortos pela Covid-19 pode atingir R$ 600 milhões.

“O efeito multiplicador dessas demandas tem potencial de gerar um vultoso passivo judicial contra a União, que certamente obstaculizará o cumprimento das metas fiscais dos próximos anos, consequências cujo apelo prático já caracterizam suficientemente o perigo com a demora na prestação jurisdicional.”

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf