Bolsonaro segue escondendo crise energética da população

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo em sua live semanal para que a população economize energia, pois a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas é crítica e o país está no limite do limite. “Quero fazer um apelo para você que está em casa. Tenho certeza de que você pode apagar um ponto de luz na sua casa agora. Peço esse favor a você, apague um ponto de luz agora.”

Bolsonaro enfim admite o que o governo como um todo vem tentando minimizar há meses: a crise de energia é muito grave. A gravidade começou a ser admitida ontem, quando o Ministério de Minas e Energia convocou um coletiva de imprensa para falar do assunto. Mas a postura ainda é titubeante. O próprio Bolsonaro não destacou este ponto da sua live ao fazer a chamada do vídeo em suas redes sociais, listando quase uma dezena de outros assuntos. Menos este. De qualquer forma, o governo não tinha mais como não admitir a gravidade da situação quando, em agosto, o pior cenário hídrico traçado pelo governo foi superado pela realidade. As chuvas no Sul simplesmente não caíram. O diretor do Operador Nacional do Sistema, Luiz Carlos Ciocchi, chegou a dizer ontem que a natureza tem se mostrado mais negativa do que o esperado.

Agora, somente às vésperas do período seco, quando a situação das chuvas vai se agravar, é que o governo está tomando providências mais concretas para economizar energia. Ontem, Bolsonaro publicou um decreto obrigando que todos os prédios públicos racionem de 10% a 20% da energia. O governo vai lançar um program de metas de redução de consumo para consumidores residenciais e vai redistribuir a carga dos grandes consumidores, mas são programas que ainda não entraram em operação.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf